Circuito Real, pelos caminhos de Ouro Preto

Photo ofCircuito Real, pelos caminhos de Ouro Preto Photo ofCircuito Real, pelos caminhos de Ouro Preto Photo ofCircuito Real, pelos caminhos de Ouro Preto

9 hours
November 14, 2021
November 2021

near Cachoeira do Campo, Minas Gerais (Brazil)

Circuito Real, pelos caminhos de Ouro Preto
Minas Gerais é um dos mais acolhedores e apaixonantes destinos do Brasil e na região de Ouro Preto você encontrará locais com paisagens deslumbrantes.
Neste pedal montamos o seguinte Percurso
Saindo de Cachoeira do Campo (Distrito de Ouro Preto) nosso primeiro destino foi Distrito Rodrigo Silva.
(O primeiro nome conhecido da localidade é José Correia, e provavelmente tem homenagem ao dono do sítio onde está o centro do distrito.
Por volta de 1880, inicia-se a construção da ferrovia. Inaugurada em 1º de dezembro de 1888, com o nome em homenagem ao conselheiro da imperatriz, Rodrigo Augusto da Silva. Até 1950 a estação tinha um movimento grande de carga e descarga e, também, de passageiros)
Em seguida seria o Distrito de Santa Rita de Ouro Preto, passando pela Serra de Itatiaia e pela Estrada Real Caminho Novo.
A Serra de Itatiaia é uma área de grande diversidade biológica importantíssima abriga flora rupestre nos afloramentos rochosos e alta relevância na cadeia do espinhaço, Beleza cênica e paisagística, sítios de importância histórica e abrigo de um acervo fantástico de artefatos do ciclo do ouro.
Distrito de Santa Rita é conhecido como a Capital da Pedra-Sabão, por concentrar artesãos na arte de esculpir a pedra-sabão. Seus primeiros habitantes chegaram no início do século XVIII, com a bandeira de Martinho de Vasconcelos, à procura do ouro às margens do Ribeirão Falcão.
E por último passamos por Chapada e Lavras Novas
Chapada é um bucólico distrito com cerca de 100 habitantes, que possui poucas casas e está rodeado pela Serra do Trovão, pertinho do também distrito de Lavras Novas que tem suas raízes na época do apogeu do ouro, em 1716. Para a exploração aurífera, escravos se fixaram na região, que acolhe seus descendentes até hoje. Conta-se que o vilarejo é remanescente de um quilombo.
Nosso retorno a Cachoeira do Campo tivemos que passar por um caminho diferente por dentro do parque do Itacolomi, uma vez que está interditada a passagem pela represa do Custódio e finalmente pela rodovia dos inconfidentes.

Explora trilhas e cicloturismo
João Aquino
Mauricio Alencar Borges Kuchenny
#viajando_por_minas_e_por_ai
YouTube
Explora trilhas e cicloturismo

• Photo of Vit@rferreira
    Vit@rferreira Jun 5, 2022

É ...tô aqui lendo a história do local e imaginado, quando será que vou lá conhecer. Explora trilha desbravando os horizontes de minas nas duas rodas da bike. Por isso pedalamos!!!