Ciclotreino Hercília Dia 3: Ouro Preto a BH

Photo ofCiclotreino Hercília Dia 3: Ouro Preto a BH Photo ofCiclotreino Hercília Dia 3: Ouro Preto a BH Photo ofCiclotreino Hercília Dia 3: Ouro Preto a BH

Very difficult
September 9, 2020
September 2020

•   3.7 1 review

near Ouro Preto, Minas Gerais (Brazil)

Resumo Dia 3: Trecho Ouro Preto a Sabará, via Desafio Extremo Estrada Real + asfalto até BH.
Me despedi de Ouro Preto bem cedo. Apreciei o nascer do sol na Praça Tiradentes e observei a sua amplitude na subida até o trecho de São Bartolomeu. Após entrar sentido São Bartolomeu, a inclinação média da subida já era o cartão de visitas do dia. A subida segue até a entrada da trilha do Chafariz. Hoje eu não entrei pq é dura (muito dura), mas a trilha é linda (alguém da região sabe como está a travessia?). Muita descida até São Bartolomeu, mas tem sobe e desce para te lembrar o desafio do dia. Após chegar no charmoso São Bartolomeu, sigo para Glaura em um trecho quase que totalmente sombreado (mas tem subida viu?). Após entrar na trilha, a chegada a Glaura é fluida após 2 pontos de "empurra bike" curtos. A partir daí o destino é Acuruí, com subidas, muitas subidas (Calma! Tudo vai piorar). Após a visualização do portal de Acuruí, vc vai descer como nunca. Mas lembre-se, tudo que desce, sobe em dobro nesse trecho da Estrada Real. Criatura! Eu nunca subi tanto em 47km (trecho de Glaura a Rio Acima). Misericórdia! A chegada em Rio Acima é tipo a "miragem da água no deserto". Menos mal que a chegada em Honório Bicalho é mais suave (mas tem subida). A saída de Honório é subindo (obvio) rumo a Raposos nos estradões. Há 10km de Raposos, tem outro pontilhão nível hard (sem rota alternativa segura). Após ultrapassá-lo, o pedal é na brita do trem e depois tem subida. Raposos a Sabará é subindo jovem. Tem arrego não e depois que cruzar o Rio então, a inclinação com pedras já faz sua roda dianteira levitar. A chegada em Sabará é por Arraial Velho. Peguei a rodovia subindo focada e na tocada rumo a minha casa, 129,6km depois da saída de Ouro Preto.

Dica: repeti a palavra 'subida' 14x não foi à toa. São 3720m de altimetria e pura obstinação 🙂

Ciclistas treinados: Difícil - Muito difícil
Ciclistas iniciantes: não indico fazer esse trecho em um único dia

• Èberle Santos de Oliveira Sep 11, 2023

Trajeto muito top mas e difícil pra quem pedala imagina pra quem não treina