Chapada x Terra Ronca - dia 1

February 14, 2021
February 2021

near Alto Paraíso de Goiás, Goiás (Brazil)

Primeiro dia de travessia que liga os municípios de Alto Paraíso e São Domingos, no Estado de Goiás.

Trajeto sai de Alto Paraíso rumo a GO 239. Saída bem dura, com variação altimétrica forte. Desce mais do que sobe. Mas há bons trechos de subida de inclinação alta. Quanto mais se aproxima da bifurcação que leva à GO 114, mais plano o terreno fica.

Neste primeiro trecho abastecemos água no KM 36, na casa de dona Joana, gente finíssima e nos serviu água gelada.

Próximo apoio foi na ponte do rio São Bartolomeu, onde há o bar do seu Jurandir. Também gente finíssima, de prosa boa.

Após, paramos no povoado de Cormarie, onde dona Marlene serve um almoço espetacular em seu bar/restaurante. Ela solicita que se ligue antes pra que ela possa preparar a quantidade exata de comida. Cobra 20 reais num prato bem servido. 062 99826-0982 - Cel dona Marlene.

Após Cormarie, fomos parar apenas na ponte do rio forquilha, onde há diversas cachoeiras, que não pudemos visitar pois nos atrasamos e já eram 16:30. Próximo trecho, da ponte até o povoado de Amendoin, é com as subidas mais duras de todo o pedal.

No povoado de Amendoim, pelo tardar da hora, acabamos pernoitando. Tomamos banho no banheiro público, que estava limpo e organizado, e dormimos em região permitida por moradores próximos.

Queríamos mesmo ter dormindo em mirante próximo ao povoado, com vista pro vale do Paranã, pro próprio rio Paranã e vista do nascer do sol privilegiada. Mas o tardar da hora não permitiu.

As estradas, no geral, estão em boas condições. Apenas o trecho final tem subidas mais técnicas, com valas e jardins de pedra.

Primeiro dia de dificuldade alta, principalmente se for em dias chuvosos.

Ponte rio São Bartolomeu

Photo ofPovoado Cormarie - Almoço da Marlene Photo ofPovoado Cormarie - Almoço da Marlene Photo ofPovoado Cormarie - Almoço da Marlene

Povoado Cormarie - Almoço da Marlene

Valeu meu amigo

• Photo of Marcelo d Paula
    Marcelo d Paula Oct 26, 2021

Olá Matheus estes teus três tracks são a volta da chapada dos veadeiros? Tem como acampar? Ou tem pousadas? Gratidão.

• Photo of matheus.gorila
    matheus.gorila Oct 26, 2021

Salve Marcelo. São não. É um pedal que vai da chapada à terra ronca, como o nome sugere.. A volta à chapada não atravessa o vale do Paranã. Sobre acampar... Qualquer lugar pode ser apropriado, bem como nenhum lugar pode ser, depende do território, das condições e de quem as analise. Pousadas apenas em Nova Roma, Estiva e povoado de São João, já em terra ronca. Sugiro que estude bastante os mapas pois não é um rolê tradicional. Após a travessia do rio Paranã pela balsa da manguinha o terreno fica bem difícil. Muuita lama. Melhor não fazer em época de chuva. O ideal é entre maio e começo de outubro.