Cardeal Mota - Cachoeira do Gavião - Cachoeira do Tombador

Photo ofCardeal Mota - Cachoeira do Gavião - Cachoeira do Tombador Photo ofCardeal Mota - Cachoeira do Gavião - Cachoeira do Tombador Photo ofCardeal Mota - Cachoeira do Gavião - Cachoeira do Tombador

7 mi
February 8, 2017
February 2017

near Cardeal Mota, Minas Gerais (Brazil)

Viewed 1960 times, downloaded 119 times

Sim!!!
Dá para ir com as bikes até a Cachoeira do Tombador.
Passe antes pelo Mirante e curta a paisagem.
Alguns trechos mais técnicos, com pedras, cascalho, degraus, valas, pequenos riachos e buracos.
Alguns trechos para carregar a bike, tipo, na passagem pelas pedras da Cachoeira do Gavião.
Há alguns riachos e cascatinhas no caminho.
Recomendo uma bike de MTB de qualidade, para evitar peças quebradas.
Evite levar a bike até a Cachoeira das Andorinhas, tem muitas pedras grandes para carregar a bike por ela.
Leve trancas para as bikes e muita água potável.
Caso a água acabe, pegue alguma nas cascatas e riachos do caminho, elas são potáveis.
Belíssimo poço na Cachoeira do Tombador, não perca tempo parando na Cachoeira do Gavião, deixe para a volta e aproveite para relaxar.

Cachoeira do Gavião

Cachoeira do Gavião, atravesse as pedras e o riacho carregando a bike e siga a placa para a Cachoeira do Tombador logo após uma subida mais íngreme.

Laje de Pedra ao lado do rio

Laje de Pedra ao lado do rio Não se desespere, passe com a bike, montado ou não e continue pedalando pela trilha. Sim! É possível chegar com a bike até a Cachoeira do Tombador. Olhando a cachoeira de frente, o lado esquerdo todo dá pé e é possível de se subir pelas pedras até o poço da queda mais alta, que é bem mais fundo.

• Photo of ddd3_daniel
    ddd3_daniel Jul 12, 2021

Boas informações, obrigado1

Minha opinião:
    Dá pra ir até a cachoeira de bike? Sim, dá.
    A trilha é boa de fazer de bike para quem tem mais experiência e é acostumado a fazer trilhas. Tem vários trechos com pedras grandes, que é boa de descer para quem tem mais a manhã, e fácil de empurrar pra quem tem mais medo de cair. No geral, vale a pena fazer pelo desafio de fazer de bike, mas o trilheiro a pé, consegue cobrir a maior parte do trecho mais rapidamente. Após a Gavião, tem uma subida tipo em um muro de pedra de uns 1,5 m, que é trabalhoso subir com a bike.

De fato, não pare na Gavião na ida. Você vai ficar com vontade, mas a Tombador compensa a chegada. Pare lá na volta.

E sim, faça a trilha com uma MTB. Dá pra fazer com outras bikes tipo urbana. Dá, mas a trilha é bem pesada no equipamento, e pode danificar uma bike que não é projetada para a atividade.

LEVE CAMARA DE AR DE SOBRANDO! Muita pedra, chance de furo muito grande! Eu mesmo furei!

• Photo of Victor Souza 4
    Victor Souza 4 Aug 22, 2022

É uma trilha extensa, deve ter uns 20km, entao exige preparo. Eu fui de bike e a minha acabou quebrando, nao recomendo de bike ao menos que tenha a bike apropriada e muita experiencia, acabei fazendo a pé após o terceiro KM. Nao segui o conselho de nao parar na Gavião na ida e seguir para o Tombador, me arrependi pois a do Tombador é bem mais gostosa de ficar e tem um poço excelente. A única diferença que fiz foi adicionar a Andorinhas no trajeto. Valeu