Pecurso azul 2 BTT de Valongo na Serra de Santa Justa

Photo ofPecurso azul 2 BTT de Valongo na Serra de Santa Justa Photo ofPecurso azul 2 BTT de Valongo na Serra de Santa Justa Photo ofPecurso azul 2 BTT de Valongo na Serra de Santa Justa

June 18, 2023
June 2023

•   5 2 Reviews

near Campo, Porto (Portugal)

Pecurso azul 2 BTT de Valongo na Serra de Santa Justa

Seguimos na integra o percurso azul número 2 do site Cycling Portugal concelho de Valongo.
O percurso tem início no Centro BTT Valongo, que se situa ao lado do Pavilhão Municipal do Campo.
O circuito deve ser efetuado no sentido dos ponteiros do relógio pois no sentido inverso, as indicações e sinaletica é deficiente.
Depois de passar sob o túnel da linha de caminho de ferro do Douro passamos pela localidade da Azenha onde se situa o parque de estacionamento do Parque das Serras do Porto. Logo após cruzar o rio Simão entramos em estrada calcetado que segue junto à margem direita do Rio Ferreira. Passamos ao lado da aldeia de Couce, sempre na margem direita do rio até a povoação do Ramalho. Ao chegar ás primeira habitações viramos na 1.a à direita, pela rua do maninho e pouco depois a estrada asfaltada dá lugar a caminho de terra batida. Fomos subindo A serra de Sta. Justa, mantendo uma inclinação moderada e aos poucos fomos nos aproximando do Vale do Ribeira de Silveirinhos. Nesta zona, a maior parte do percurso é efetuado no meio de zona arborizada constituída na sua grande maioria por eucaliptos de médio porte, pelo que a sombra proporcionada não é grande nas fases do dia em que o sol tem menor inclinação. Subimos a serra até encontrar a E N 209.
Não chegamos a entrar na estrada nacional e entramos em caminho estreito que segue paralelo à estrada. Passamos por uma zona de habitações, mas adiante passamos pelo Centro de Interpretação do Parque das Serras do Porto e voltamos a entrar na montanha.
Mais à frente e a chegar perto do ponto de partida, entramos na EN 15. Pouco depois passa-nos despercebido o sinal para virar à direita e tivemos alguma dificuldade em retomar o caminho, motivo pelo qual nos fez andar 2 ou 3 Km a mais.

Classificação de níveis de dificuldade de BTT - Centro BTT de Valongo/Cycling Portugal

FÁCIL Piso rolante, rijo ou asfaltado e largo.
Praticamente plano (declives inferiores a 10% com média inferior a 5%, sem obstáculos).
Cor verde

MODERADO Com pequenos obstáculos (altura <0,2m) e poucas passagens técnicas e carreiros (declives inferiores a15% com média inferior a 10%; piso firme ou estável).
Cor azul

DIFÍCIL Com diversos obstáculos, drops (altura ‹ 0,5 mts), passagens técnicas e subidas desafiantes (declives máximos > 15% com media inferior a 15%, piso muito variável).
Precisa de bom controlo de técnicas BTT e bicicletas de qualidade.
Cor vermelha

MUITO DIFÍCIL Bastante técnico com obstáculos grandes (altura › 0,5 ml e não evitáveis, e grandes subidas (declives máximos > 20%, piso imprevisível). Só para praticantes com bastante experiência e elevada preparação, com bicicletas de qualidade.
Cor preta

PictographSummit Altitude 315 ft

Photo ofParque de estacionamento Serra do Porto Photo ofParque de estacionamento Serra do Porto Photo ofParque de estacionamento Serra do Porto

Parque de estacionamento Serra do Porto

Escalada Fraga do teto

Aldeia de Couce e serra de Pias

Serra do castiçal e serra de Pias

PictographSummit Altitude 141 ft

Fragas do diabo e Fraga Lisa

Rio Ferreira e Serra do castiçal à esquerda serra de pias

Esquerda serra de santa Justa em frente serra de Pias

A direita Serra do castiçal

Interseção

Pormenor do caminho

Esquerda

Pormenor do caminho

Photo ofParque das serras do Porto Centro de receção santa Justa Photo ofParque das serras do Porto Centro de receção santa Justa Photo ofParque das serras do Porto Centro de receção santa Justa

Parque das serras do Porto Centro de receção santa Justa

Descida com alguma dificuldade

EN 15

• Photo of emilio viejo
    emilio viejo Nov 20, 2023

Bonita ruta en bici con bonitas fotos. Un abrazo

STrilhos Nov 21, 2023

Muito obrigado Emílio pelo comentário e avaliação.
    Um abraço

• Photo of Tetititu
    Tetititu Dec 9, 2023

Ótimo percurso de bicicleta pela Serra de Santa Justa, com muitos pontos de interesse. Muito boas fotos e explicações. Um abraço forte.

STrilhos Dec 9, 2023

Muito obrigado Tetititu pelo comentário e avaliação. A Serra Santa Justa, perto do Porto, tem muitos trilhos para bicicletas. Um abraço forte

• Photo of Jorditoms
    Jorditoms Dec 13, 2023

¡Increíble experiencia en el Pecurso Azul 2 BTT de Valongo! 🚴‍♂️ Las fotos de la ruta de mi amigo STrilhos no le hacen justicia a la belleza de la Serra de Santa Justa. ¡Naturaleza en su máxima expresión! Senderos emocionantes, vistas impresionantes y la adrenalina de la montaña. ¡Una aventura que superó todas las expectativas! Definitivamente, ¡un must para los amantes del ciclismo de montaña! 🌲🚵‍♀️ #AventuraEnValongo #BTT #AmigosViajeros

STrilhos Dec 13, 2023

Muito obrigado Jorditons pelo comentário e avaliação e pelas tuas amáveis palavras.
    A Serra de Santa Justa em Valongo tem trilhos excelentes para Trekking e para BTT.