Caminho Português da Costa a Santiago ( Redondela - Santiago)

Photo ofCaminho Português da Costa a Santiago ( Redondela - Santiago) Photo ofCaminho Português da Costa a Santiago ( Redondela - Santiago) Photo ofCaminho Português da Costa a Santiago ( Redondela - Santiago)

September 4, 2013
September 2012

near Redondela, Galicia (España)

Mais um Caminho Português a Santiago de Compostela; - O Caminho Português pela Costa, na versão por São Pedro de Rates, usando o ramal de ligação para Esposende.
Depois desta terra costeira do distrito de Braga, todo o Caminho progride junto à costa, sempre com o Atlântico Norte como referência.
É assim pelo menos até Vigo, onde, usando a Ria de Vigo, interiorizamos para Redondela, e daí, pelo Caminho Português central, via Pontevedra, Caldas de Reis e Padron, até Santiago de Compostela.
Pode ser considerado um Caminho mais fresco, para usar em pleno verão, mas também é, há que dizê-lo, mais duro, e até um pouco mais comprido (cerca de 40 km), já para não falar no cansaço natural que nos é causado pela proximidade com o mar.

Nestes 290 km, passamos localidades bem diferentes das que conhecemos no caminho via Barcelos e Valença, e temos a possibilidade de contornar a feia zona industrial de Porrinho (apesar da nova marcação nesta localidade, que contorna esta zona). Foi assim que depois de Esposende pude visitar Marinhas, onde terminei a minha primeira jornada, ficando a pernoitar no albergue oficial, ao cuidado da Cruz Vermelha, onde fui principescamente tratado. No segundo dia cruzei e visitei Castelo do Neiva e a sua primorosa igreja de Santiago, bastião deste Caminho da Costa, Viana do Castelo, Carreço, Vila Praia de Âncora, Moledo, Cristelo e Caminha. Nesta última vila acabei por fechar o dia (mais um albergue oficial, com todas as condições), já que queria apanhar o Ferry para Espanha (A Guarda), logo pela manhã.
Não posso deixar passar em claro o facto de nesta etapa ter conhecido e ficado Amigo de três grandes Homens e ilustres Peregrinos. Para eles as melhores felicidades e o desejo sincero de que nos voltemos a encontrar pelos Caminhos de Santiago e/ou da Vida. Com Carlos Rios, o "maior" peregrino português, terei por certo mais encontros, pois este "Caminhante" já por "lá" anda há quase dez anos, e andará muitos mais... - Assim ele queira... - No que toca à família Lobo, ao Albino e ao Gabriel.... - Não tenho palavras!
Que desejo será maior, do que um pai fazer algo de que gosta, e poder contar com a presença e companheirismo do(s) filho(s). Foi assim com este pai e o seu rebento de 10 anos. Fizeram o Caminho Português desde Viana do Castelo... - PARABÉNS HERÓIS!
No Terceiro dia, após a travessia do Rio Minho, via ferry, estamos em terras Galegas, da província de Pontevedra, aí fiquei a conhecer A Guarda, Oia, Baiona e Vigo, terminando em Redondela.

O resto - entre Redondela e Santiago de Compostela - já é sobejamente conhecido da maioria, mas pode ser revisitado por AQUI: http://nezclinas.blogspot.pt/search/label/A%20Santiago%20em%20BICI.%20-%20Caminho%20Portugu%C3%AAs