Caminho Português da Costa a Santiago (Porto-Sé - Esposende-Marinhas)

Photo ofCaminho Português da Costa a Santiago (Porto-Sé - Esposende-Marinhas) Photo ofCaminho Português da Costa a Santiago (Porto-Sé - Esposende-Marinhas) Photo ofCaminho Português da Costa a Santiago (Porto-Sé - Esposende-Marinhas)

September 4, 2013
August 2013

near Porto, Porto (Portugal)

Mais um Caminho Português a Santiago de Compostela; - O Caminho Português pela Costa, na versão por São Pedro de Rates, usando o ramal de ligação para Esposende.
Depois desta terra costeira do distrito de Braga, todo o Caminho progride junto à costa, sempre com o Atlântico Norte como referência.
É assim pelo menos até Vigo, onde, usando a Ria de Vigo, interiorizamos para Redondela, e daí, pelo Caminho Português central, via Pontevedra, Caldas de Reis e Padron, até Santiago de Compostela.
Pode ser considerado um Caminho mais fresco, para usar em pleno verão, mas também é, há que dizê-lo, mais duro, e até um pouco mais comprido (cerca de 40 km), já para não falar no cansaço natural que nos é causado pela proximidade com o mar.

Nestes 290 km, passamos localidades bem diferentes das que conhecemos no caminho via Barcelos e Valença, e temos a possibilidade de contornar a feia zona industrial de Porrinho (apesar da nova marcação nesta localidade, que contorna esta zona). Foi assim que depois de Esposende pude visitar Marinhas, onde terminei a minha primeira jornada, ficando a pernoitar no albergue oficial, ao cuidado da Cruz Vermelha, onde fui principescamente tratado.