Activity

Caminho da Fé - Etapa 05 - De Campos do Jordão a Aparecida

Download

Trail photos

Photo ofCaminho da Fé - Etapa 05 - De Campos do Jordão a Aparecida Photo ofCaminho da Fé - Etapa 05 - De Campos do Jordão a Aparecida Photo ofCaminho da Fé - Etapa 05 - De Campos do Jordão a Aparecida

Author

Trail stats

Distance
42.75 mi
Elevation gain
3,343 ft
Technical difficulty
Difficult
Elevation loss
6,759 ft
Max elevation
6,427 ft
TrailRank 
61 5
Min elevation
1,696 ft
Trail type
One Way
Time
6 hours 20 minutes
Coordinates
5350
Uploaded
December 30, 2015
Recorded
December 2015
  • Rating

  •   5 1 review

near Campos do Jordão, São Paulo (Brazil)

Viewed 3553 times, downloaded 152 times

Trail photos

Photo ofCaminho da Fé - Etapa 05 - De Campos do Jordão a Aparecida Photo ofCaminho da Fé - Etapa 05 - De Campos do Jordão a Aparecida Photo ofCaminho da Fé - Etapa 05 - De Campos do Jordão a Aparecida

Itinerary description

Dia feliz! Após um descanso forçado e muito bem aproveitado em Campos do Jordão, cheguei à última etapa da minha jornada. Este ano, diferente de quando fiz o caminho a pé, optei por fazer a descida de Campos do Jordão por um caminho alternativo. Pedrinhas o nome sugestivo do local.

Para que possam entender, tem vários caminhos que começam em locais diferentes e levam à Casa da Mãe. Um é o Caminho da Fé, onde todos os ramais convergem em Águas da Prata e a cidade torna-se o.ponto de partida "oficial" e o outro é o Caminho de Aparecida.

Este começa na cidade de Alfenas, do pouco que sei, e vai até Aparecida da mesma forma. Acontece que as rotas para a descida são diferentes. Trocando em miúdos eu fiz o Caminho da Fé, mas completei a jornada pelo Caminho de Aparecida. Apesar dos perrengues, valeu muito a pena. A diferença entre eles é que a descida do Caminho da Fé é pelo asfalto, na serra de Campos do Jordão. Indo pelo Caminho de Aparecida a descida é pelo Horto Florestal, então dispensa comentários.

Mas tudo tem seu preço. Foram mais 28km de subida pesada logo no início, vento absurdamente forte e muita neblina no topo da Serra. Algumas árvores caídas na estrada davam idéia da força da natureza e exigiam cuidado redobrado. E depois da "curva do morro", descidas fortes em terreno cascalhado e com muitas pedras grandes soltas.

O resultado foi pneu traseiro furado e a descoberta da bomba de ar dando dano defeito. Bastante esforço para conseguir colocar metade da pressão necessária e seguir em frente com o pneu quase no chão. E agora com cuidado redobrado, pois já tinha usado a câmara de ar reserva e fazer remendo na rua, no último dia e louco de vontade de chegar ia ser bem chato.

Devem ter sido mais uns poucos 3km até, para minha sorte, a terra virar asfalto, as ladeiras virarem declives e aclives suaves e a visão da Basílica se descortinar no fundo do Vale do Paraíba. E daí para frente foi só agradecer o ano que passou, acreditar no ano que vem nos braços da Mãe e começar a planejar minha próxima visita.

Agora quem sabe por Alfenas.

30/12/2015

Comments  (2)

  • Photo of tcarvalhogomes
    tcarvalhogomes Jul 20, 2022

    Ao contrário já fiz em 07/ 2017

  • Photo of tcarvalhogomes
    tcarvalhogomes Jul 20, 2022

    I have followed this trail  View more

    Espetacular ,técnica e força pra fazer subir não e fácil !!

You can or this trail