Photo ofBTT nas serras de Valongo: de Azenha e Couce ao Marco Geodésico da Serra de Santa Justa Photo ofBTT nas serras de Valongo: de Azenha e Couce ao Marco Geodésico da Serra de Santa Justa Photo ofBTT nas serras de Valongo: de Azenha e Couce ao Marco Geodésico da Serra de Santa Justa

August 5, 2023
August 2023

•   5 4 Reviews

near Campo, Porto (Portugal)

Descrevemos um trilho BTT circular efetuado na serra de Santa Justa com o objetivo de ascender aos pontos mais altos da serra de Santa Justa, isto é o Marco geodésico, o Trono miradouro e a torre de blvifia e telecomunicações.
O ponto de início e final foi o parque de estacionamento do Parque das Serras do Porto.
Poderemos dividir o trilho em três partes:
1 - O início (primeiros 5 Km) e final (últimos 2km) em que o percurso é efetuado perto da margem do rio Ferreira, em estrada calcetada, ou estrada terra batida larga e de piso consolidado, e portanto não apresenta qualquer dificuldade nem técnica nem de exigência física, embora incluía uma pequena subida de inclinação acentuada.
2 - a subida da serra de Santa Justa, até ao posto de vigia que percorre na sua quase totalidade o percurso 2 Azul do Centro BTT de Valongo e portanto apresenta uma dificuldade moderada quer do ponto de vista técnico, quer físico, tal como caraterizado pelo Centro BTT/Cycling Portugal (ver abaixo).
3- a descida da Serra de Santa Justa em que utilizamos na sua quase maioria o percurso 3 vermelho do mesmo Centro BTT, embora o referido percurso 3 sobe o trilho, em vez de descer. Esta descida apresenta 3 ou 4 troços difíceis, de grande inclinação e piso rochoso muito irregular com vários ressaltos, exigindo perícia para ultrapassar estas dificuldades técnicas.

Descrição do percurso:
Saímos do parque de estacionamento do Parque das Serras do Porto. Logo após cruzar o rio Simão entramos em estrada calcetado que segue junto à margem direita do Rio Ferreira. Passamos ao lado da aldeia de Couce, sempre na margem direita do rio até a povoação do Ramalho. Ao chegar ás primeira habitações viramos na 1.a à direita, pela rua do maninho e pouco depois a estrada asfaltada dá lugar a caminho de terra batida. Fomos subindo A serra de Sta. Justa, mantendo uma inclinação moderada e aos poucos fomos nos aproximando do Vale do Ribeira de Silveirinhos. Nesta zona, a maior parte do percurso é efetuado no meio de zona arborizada constituída na sua grande maioria por eucaliptos de médio porte, pelo que a sombra proporcionada não é grande nas fases do dia em que o sol tem menor inclinação. Subimos a serra até encontrar a E N 209.
Não chegamos a entrar na estrada nacional e viramos a direita por estrada calcetada. Passamos pela Capela de S. Sabino, capela de Santa Justa, Trono Romano, onde se encontra o Marco geodésico e adiante pela Torre de Vigia. A partir daqui é sempre a descer e como já referido constitui a zona mais difícil de todo o percurso.
Chegamos à aldeia de Coice e seguimos pela mesma estrada até ao ponto de partida

Boas pedaladas

Classificação de níveis de dificuldade de BTT - Centro BTT de Valongo/Cycling Portugal

FÁCIL Piso rolante, rijo ou asfaltado e largo.
Praticamente plano (declives inferiores a 10% com média inferior a 5%, sem obstáculos).
Cor verde

MODERADO Com pequenos obstáculos (altura <0,2m) e poucas passagens técnicas e carreiros (declives inferiores a15% com média inferior a 10%; piso firme ou estável).
Cor azul

DIFÍCIL Com diversos obstáculos, drops (altura ‹ 0,5 mts), passagens técnicas e subidas desafiantes (declives máximos > 15% com media inferior a 15%, piso muito variável).
Precisa de bom controlo de técnicas BTT e bicicletas de qualidade.
Cor vermelha

MUITO DIFÍCIL Bastante técnico com obstáculos grandes (altura › 0,5 ml e não evitáveis, e grandes subidas (declives máximos > 20%, piso imprevisível). Só para praticantes com bastante experiência e elevada preparação, com bicicletas de qualidade.
Cor preta

PictographSummit Altitude 128 ft

Fraga Lisa local de escalada

PictographSummit Altitude 220 ft
Photo ofPovoação do Ramalho e Serra do castiçal Photo ofPovoação do Ramalho e Serra do castiçal Photo ofPovoação do Ramalho e Serra do castiçal

Povoação do Ramalho e Serra do castiçal

Início em caminho em terra batida

Serra Sta Justa, Pias e Castical

Esquerda

Pormenor do caminho

Azul esquerda vermelho direita

Photo ofAbandonamos o percurso 2 azul e viramos à direita em estrada calcetada Photo ofAbandonamos o percurso 2 azul e viramos à direita em estrada calcetada Photo ofAbandonamos o percurso 2 azul e viramos à direita em estrada calcetada

Abandonamos o percurso 2 azul e viramos à direita em estrada calcetada

PictographReligious site Altitude 1,070 ft

PictographReligious site Altitude 1,115 ft
Photo ofCapela de Santa justa e painéis informativos Photo ofCapela de Santa justa e painéis informativos Photo ofCapela de Santa justa e painéis informativos

Capela de Santa justa e painéis informativos

Marco Geodésico

Trono Sta. Justa

Photo ofPosto radiotransmissor e torre de vigia Photo ofPosto radiotransmissor e torre de vigia Photo ofPosto radiotransmissor e torre de vigia

Posto radiotransmissor e torre de vigia

• Photo of californiagymsama
    californiagymsama Aug 7, 2023

Hermosa ruta ciclista por Lis bosques de la Sierra de Santa Justa.
    Gracias por compartir.
    Saludos amigo.

STrilhos Aug 7, 2023

Gracias californiagymsama por el comentario y calificación.
    El camino no es largo pero permite excelentes vistas panorámicas tanto de la montaña como de la ciudad.
    Un abrazo amigo

• Photo of Tetititu
    Tetititu Aug 21, 2023

Lindo passeio de mountain bike pelo Porto. Muito boas fotos e explicações. Um abraço forte.

STrilhos Aug 21, 2023

Muchas gracias Tetititu por tu comentário e evaluación. La Sierra de Valongo queda cerca de Porto e tien buenas rutas para trekking e BTT.
    Un Fuerte abrazo

• Photo of Jorditoms
    Jorditoms Dec 13, 2023

¡Wow, qué experiencia increíble con STrilhos en las serras de Valongo! Sus fotos y descripción no le hacen justicia a la belleza de la ruta en BTT. Desde Azenha hasta el Marco Geodésico da Serra de Santa Justa, cada rincón es una postal. STrilhos no solo es un guía experto, sino también un amigo amante de la naturaleza. ¡No te pierdas esta aventura única! 🚵‍♂️🌲 #AventuraConSTrilhos #BTTValongo

• Photo of emilio viejo
    emilio viejo Jan 10, 2024

Bonita ruta por la serras de valongo con buenas vistas y bonitas sendas y una maravillosa Capela de Santa Justa y un bonito vertice geodesico. Ruta para repetir una vez al año. Un abrazo

STrilhos Jan 10, 2024

Muito obrigado Emílio pelo comentário e avaliação e pelas tuas bonitas palavras. Realmente gosto muito das rutas de BTT pelas serras de Valongo. Um abraço