Photo ofBtt a solo na serra do Gerês. Cascatas, neve, subidas, miradouros, trilhos fantásticos. Cansado mas de coração cheio Photo ofBtt a solo na serra do Gerês. Cascatas, neve, subidas, miradouros, trilhos fantásticos. Cansado mas de coração cheio Photo ofBtt a solo na serra do Gerês. Cascatas, neve, subidas, miradouros, trilhos fantásticos. Cansado mas de coração cheio

Experts only
July 7, 2023
February 2019

near Geres, Braga (Portugal)

Volta de BTT, com inicio na vila do Gerês.
Volta circular, não está marcado, é necessário GPS.
Da vila do Gerês, iniciei a subida pela estrada que liga ao Campo do Gerês, também conhecida como as voltas de são Bento.
Esta subida têm umas vistas fantásticas para o Borrageiro, encosta do Sol, Cantarelo, etc.
Conforme ia subindo, os picos iam ficando mais imponentes no horizonte.
Para minha alegria estavam cobertos de Neve o que criava um cenário belíssimo.
Chegado a campo do Gerês, segui em direção á barragem de Vilarinho das Furnas.
Após passar a barragem, virei logo á direita pelo estradão que liga á antiga aldeia de vilarinho das furnas.
Este estradão é muito bonito, pelas vistas para a albufeira, +- a meio do percurso temos uma cascata do lado esquerdo e uma ponte, como sempre paro na ponte para tirar uma foto á cascata.
Visita á aldeia de vilarinho das furnas, o regresso até ao início da estrada da Feira é feito pelo mesmo percurso.
Da barragem até á estrada da Geira é sempre a subir por estrada.
Onde têm a placa a dizer Geira à esquerda, virei e segui pela estrada da Geira.
É super agradável fazer a estrada da Geira.
Antes de chegar á estrada que liga á Portela do Homem fiz um desvio para ir á ponte feia e á cascata que tem junto á Ponte Feia. ( Bons mergulhos que já aqui dei) um bocado do trilho, é feito com a bicicleta á mão até á ponte Feia.
Chegado à estrada fui até à fronteira da Portela do homem.
Dei a volta e segui pela estrada que liga a fronteira á nvila do Gerês.
Ao chegar ao parque de merendas, virei á esquerda e segui pela estrada que vai para o miradouro da pedra Bela.
É sempre a subir até á pedra Bela, é uma subida que faz acelerar o ritmo cardíaco.
Na Pedra bela, é obrigatório ir ao miradouro ver a panorâmica para Vilar da Veiga.
De frente, na outra encosta para quem conhece, temos vários miradouros, Junceda, Fraga Negra, Boneca.
Da pedra bela, segui pelo trilho que vai para o curral da Carvalha das Éguas, é um trilho pedestre, fiz uns bocados do trilho, a pedalar onde não dava, é fácil!
É só colocar a bicicleta às costas e continuar, hehehe.
O curral da Carvalha das Éguas é um prado muito bonito, tem um abrigo para o pastor da Vezeira, este prado têm uma cerca não convém entrar se o portão não estiver aberto e sem autorização.
Os abrigos no gerês têm dono, ao contrário do que muitos pensam.
Do curral da Carvalha das Éguas segui pelo trilho que liga ao curral da lomba do Vidoeiro.
Apartir do curral da Carvalha das Éguas, inclusive, conforme ia subindo começou a ter neve no chão cada vez mais espessa.
O curral da lomba do Vidoeiro é um pequeno prado onde existe um abrigo.
( Deste prado segue um trilho pedestre muito bonito para o vale da Teixeira.)
Do curral da Lomba do Vidoeiro, segui pelo estradão.
No início do estradão é uma descida onde atingi umas velocidades exageradas, pois estava sozinho ( burrice minha )
Este estradão é um sobe e desce, vêm sair à estrada que liga a vila do Gerês á Pedra Bela.
Quando cheguei à estrada, foi descer até à vila do Gerês onde tinha o carro.

Passei por:
- Curral Carvalha das Éguas
- Cabana Lomba do Vidoeiro
- Miradouro penedo da freira

Esta volta é só para pessoas experientes, é fazer btt, em zonas em que não passam pessoas com frequência.
Zonas, em que a bicicleta tem que ser levada às costas, cuidado ao fazer este trilho sozinho.
Após a cabana da lomba do Vidoeiro as descidas são inclinadas, atingem-se velocidades elevadas com facilidade, não é zona de passagem de trilhos, não passam aqui pessoas com frequência.
Eu fui sozinho, já conheço os locais de caminhadas, não aconselho fazer
esta volta sozinho, como eu fiz.

Esta volta de BTT, é das melhores que fiz até hoje, têm tudo o que eu gosto no btt

Têm;
- Subidas longas e duras.
- Descidas longas
- Bicicleta às costas
- cascatas
- paisagens lindíssimas
- Miradouros
- Pontes de madeira
- locais isolados
- tive sorte e tinha neve em alguns locais.