São Bento do Sapucaí • Belvedere do Serrano • Pedra da Balança (35Km)

Photo ofSão Bento do Sapucaí • Belvedere do Serrano • Pedra da Balança (35Km) Photo ofSão Bento do Sapucaí • Belvedere do Serrano • Pedra da Balança (35Km) Photo ofSão Bento do Sapucaí • Belvedere do Serrano • Pedra da Balança (35Km)

June 12, 2021
June 2021

near Serrano, São Paulo (Brazil)

Pedal começando no bairro Serrano em SBS, subindo em direção ao Belvedere do Serrano (mirante), seguindo para o vale entre montanhas (Bairro Venâncios) com parada para almoço no restaurante Karu, seguindo em direção a Pedra da Balança, descendo a trilha em direção a Cachoeira do Tobogã.

Recomendo fazer o pedal no sentido horário (o sentido que eu fiz), pois a subida apesar de ser longa (5,5 Km) está com terreno muito bom, estrada de terra de chão batido, piso limpo e sem pedras, além disso alguns trechos a subida possui calçamento de bloquetes de concreto. Dá para subir tranquilamente, bastando fazer algumas paradas para descansar e retomar o fôlego.

A vista desse trecho de subida é linda por todo o trajeto, e chegando ao Belvedere a visão que se tem do vale do Serrano é simplesmente espetacular!

Após terminar a subida você vai descer e subir alguns trechos bem legais com terreno bom. Cuidado nas descidas para não embalar demais.. rsrs.

Paramos para almoçar no restaurante Karu. Ambiente agradável e comida deliciosa. Imperdível!

Após recarregar as energias no almoço, seguimos para o último trecho de subida, trecho íngreme mas não muito longo.

Após passar por duas porteiras e cruzar com alguns bois no caminho você atinge o ponto mais alto do percurso com uma belíssima vista da Pedra da Balança.

A partir desse ponto começa a longa descida. Este trecho merece extrema cautela! O terreno está muito ruim, muitas pedras soltas, com valas e buracos por toda a descida (4 km).
No meio da descida cruzamos com um comboio de carros 4x4 tentando subir, e alguns mal conseguiam passar.. A sorte é que estávamos de bike e pra descer “todo santo ajuda”! ..rsrs.

Quem escolher fazer esse pedal no sentido inverso (subindo pela Cachoeira do Tobogã até a pedra da balança) terá grande dificuldade para pedalar nesse trecho (que eu desci, montado na bike, pedalando). Portanto é altamente recomendável fazer a trilha no sentido horário, o mesmo sentido que fiz. Basta seguir a trilha no sentido original.

As paisagens por todo o trajeto são lindas! A vista do Belvedere e da Pedra da Balança são espetaculares!

Apesar do esforço físico para subir e da dificuldade para descer, é um pedal maravilhoso. Um dos mais belos percursos que fiz nessa região de São Bento do Sapucaí e Goncalves.

Pedal recomendadíssimo! Top!!!

Pedal Juntos e Misturados - SP
Contato (11) 98165-1500 Eduardo

*********************************************
GOSTOU DO PEDAL? AVALIE ESTA TRILHA!

Amigo ciclista: Se você usou esse track/GPX para fazer seu pedal, por favor FAÇA A AVALIAÇÃO da trilha ou escreva um comentário. Não custa nada para você. Para mim, vai ajudar na classificação da trilha no Wikiloc para que eu possa continuar disponibilizando trilhas bacanas para vocês curtirem!

> Como avaliar corretamente os 4 itens da trilha no Wikiloc:

INFORMAÇÕES: Informações fornecidas pelo criador da trilha: Descrição da rota, fotos, pontos de passagem.

FÁCIL DE FAZER: É fácil de fazer esta trilha sem se perder? Trata-se da facilidade em seguir a rota pelo aplicativo (Não se trata da dificuldade ou nível de esforço físico que você teve para fazer esse pedal)

PAISAGEM: A paisagem ao redor é interessante? Como é o visual desse pedal?

DIFICULDADE TÉCNICA: Avalie a dificuldade técnica da trilha, não o esforço físico.

Valeu! Um abraço!

Capela São João

Restaurante Karu

Cachoeira do Tobogã

Cachoeira do Poção (Fechada)

• Gui Sakai Jul 27, 2021

Essas porteiras sao em proptiedade particular? É permitida a entrada?

educola Jul 28, 2021

Gui Sakai, as porteiras são nas estradas municipais, pode passar tranquilamente, sem restrição.

• Gui Sakai Jul 28, 2021

Show! Valeu 👊👏

• Photo of Mari Yahagi
    Mari Yahagi Jan 15, 2023

Olá! Esta trilha é pior que a volta de Cantagalo? Fizemos ela hoje e estava querendo fazer da pedra da Balança. Cantagalo vc achou moderada, esta vc achou difícil...hahaha...estou desistindo..

educola Jan 16, 2023

Olá Mari! Conforme escrevi no texto acima, ..Pedal foi classificado como “Difícil” devido à longa subida até o Belvedere, além da variação de altimetria no vale, e da descida da Pedra da Balança até a Cachoeira do Tobogã que está com terreno em péssimas condições (descida técnica, com muitas pedras soltas)...
    Respondendo sua pergunta: Esse pedal eu considerei ser mais dificil por ter altimetria concentrada numa única subida longa até o Belvedere e pelos trechos tecnicos da descida. Em termos de esforço está igual ao pedal do Cantagalo, porém na Volta do Cantagalo as subidas são mais escalonadas, por isso classifiquei como Moderado. Pode (e deve) fazer esse pedal do Belvedere que voce vai gostar. Eu adorei. A vista do vale é linda.

• Photo of Andrelus
    Andrelus Mar 27, 2023

Edu boa noite, fiz já o trajeto da Pedra da Balança sozinho pelo lado mais ingrime, pois não sabia que dava p fazer circuito fechado. Subidas intensas, cansativas, mas nada impossível de se fazer. A vista vale a pena. Agora na Páscoa vou fazer de novo, só que o trajeto igual tu fez

educola Mar 28, 2023

Oi André. Que bom que gostou do pedal. A vista lá do alto é realmente muito bonita. Vou pra SBS na Páscoa também..rsrs (7-8-9/04/23) e vou refazer esse percurso mas desta vez pretendo esticar e ir até Gonçalves. Qualquer coisa me dá um toque, estarei por lá. (11) 98165-1500.

• Photo of Andrelus
    Andrelus Mar 28, 2023

Opa já fiz até Gonçalves pela Ribeirana, e quero top, vamos combinar de fazer o pedal, sábado dia 8 meu Cel 16 991577318