Bela Trilha

January 5, 2010
January 2010

near Abrantes, Santarém (Portugal)

05-01-2010 Depois das férias natalícias e provavelmente com uns quilos a mais devido aos exageros da época, lá me decidi hoje a iniciar a época de BTT, aproveitando a minha primeira folga semanal de 2010 e um dia em que a chuva decidiu dar tréguas. Estava porém frio às 15h quando me pus à estrada e esperava encontrar os caminhos bastante mais encharcados, principalmente depois dos 199 mm que choveram em Dezembro aqui para os lados de Abrantes, quando o normal para a época são 120 e a média tem rondado os 60. Em Novembro, no meu último passeio do ano, a 30, encontrei ali para a zona do Pego lama até aos artelhos. Aqui para os lados de Chaínça e Carvalhal nem por isso, é mais pedra e enxurradas caídas, a ocupar completamente os caminhos. Ainda assim, é bastante agradável percorrer estes trilhos.
Numa hesitação que tive, enganei-me no caminho e tive que subir uma brutal subida de calhau, a pé, e com muito custo. Com o alcatrão ali tão perto, não quis arriscar, pois parecia-me que havia mais descidas e subidas intransponíveis. Desta forma acabei por ir ter ao sitio do costume. Já no alcatrão verifiquei que a roda da frente estava desapertada, e penso que já devia vir assim do inicio. Que erro crasso, que me podia ter custado um quedão. É o desábito...

Carvalhal-Entrada

Carvalhal-Cruzamento

Carvalhal-Subida de Calhau

Brutal subida, feita a pé, e ainda assim com muito custo.