Photo ofBalneário Costa Azul - Estrada do Cabaraquara (sentido horário) passando pela Trilha do Morro Cabaraquara Photo ofBalneário Costa Azul - Estrada do Cabaraquara (sentido horário) passando pela Trilha do Morro Cabaraquara Photo ofBalneário Costa Azul - Estrada do Cabaraquara (sentido horário) passando pela Trilha do Morro Cabaraquara

May 21, 2021
May 2021

near Matinhos, Paraná (Brazil)

Saindo do Balneário Costa Azul, município de Matinhos, acompanhando a orla até a Rua Nova Londrina (Balneário Riviera), ponto em que a Avenida Beira Mar começa a ficar deteriorada, seguir pelo acostamento da Rodovia Máximo Jamur (PR-412).

Seguir em frente na rotatória da Avenida Curitiba, sentido Centro de Matinhos, após o Camping Malibu, entrar no Corpo dos Bombeiros e seguir a rua até o Mercado Municipal de Pescados, onde você irá chegar ao calçadão do Pico de Matinhos, continuando reto até a Avenida Atlântica.

Pela orla, passando pela Praia Brava de Caiobá, seguindo pela ciclovia até o Praia Mansa. Ao final da Mansa, você encontrará o Iate Clube e uma pequena passagem para a pista da Rodovia Máximo Jamur (PR-412) sentido travessia do Ferry Boat para Guaratuba. Nesta parte da rodovia, são poucos os pontos com acostamento, porém o pessoal está acostumado com o grande volume de ciclistas na região e respeitam. Curta a vista da serrinha e a Prainha.

Mantenha-se a esquerda após a bilheteria do Ferry Boat seguindo a placa “Acesso exclusivo Cabaraquara”. Após a entrada do Ferry, mantenha a direita que já estará na Estrada do Cabaraquara.

A opção gastronômica da região é rica, o melhor dos pratos caiçaras, além de poder observar os viveiros de criações de ostra. Uma paradinha para reabastecer e aproveitar uma porção caiçara é sempre bem-vindo.

Quando chegar a uma bifurcação (em frente à Toca da Ostra), mantenha para a direita. O caminho da esquerda é a Estrada Guaratuba (um dos acessos para o Salto Parati).

A partir daqui, é subida! Mais de 100 metros de altimetria, bem íngreme em um “single track” bem a lá off-road. A trilha vai estreitando, tornando cada vez mais acidentado, lamacento e escorregadio, precisando de atenção redobrada para evitar tombo e acidentes. Ao subir a trilha, mantenha sempre o caminho da esquerda (tem uma trilha picada para a direita, na nascente de um pequeno rio e algumas casas).

Itens necessários: Bicicleta MTB, freio em dia, além das revisões; muitos pontos acidentes que requer descer da bicicleta para ganhar o segmento. Não esqueça o protetor solar e repelente, além de calçado adequado.

Trilha sem movimentação fora da temporada, não recomendo fazer sozinho ou com pouca iluminação.

O caminho encerra na Rua Cabaraquara em Matinhos (caso vá fazer o sentido oposto, tem que prestar bastante atenção ao inicio da trilha, que não é sinalizada). De lá, só seguir para a Avenida Paraná até a orla e retornar pelo centro de Matinhos. Passando pelo Centro, só seguir a Rodovia Máximo Jamur (PR 412) sentido Praia de Leste pelo acostamento e pronto, mais uma ciclo rota para seu histórico!