Atibaia - Piracaia.

August 10, 2020
May 2020

near Atibaia, São Paulo (Brazil)

Circuito entre as duas cidades. Percurso da ida tem 2 subidas fortes mas o visual compensa: vales, mirantes, fazendas e uma vila na parte alta do trajeto.
A cidade de Piracaia marca o meio do passeio, onde geralmente paramos na padaria. É possível pegar água na gruta Nsa Aparecida, um conhecido ponto de peregrinação na cidade onde também tem banheiros e um mirante p/ quem quiser enfrentar a escadaria.
A volta é feita por um percurso praticamente plano, ao lado do rio cachoeira e por onde passava uma ferrovia cujos trilhos foram retirados há mais de 50 anos, mas ainda possível identificar 3 estações de trem, uma delas transformada em escola. Pega um pequeno trecho (500 m) de estrada com acostamento.

Tem alguns botecos durante o trajeto, mas recomendo levar 1l de água.

jonnis Nov 1, 2020

Essa trilha é por estrada de terra?

• Photo of Antonio Carlos-SP
    Antonio Carlos-SP Nov 1, 2020

Sim 90% terra. Asfalto apenas no centro da cidade e em trechos próximos às rodovias.

jonnis Nov 1, 2020

Bacana. É que estou querendo fazer um pedal até Joanópolis e estava procurando caminhos fora das rodovias até la.Muito obrigado.

• Photo of Antonio Carlos-SP
    Antonio Carlos-SP Nov 2, 2020

Nesse caso, recomendo ir a Piracaia pelo trecho da volta dessa trilha, que é plano. O trecho de ida dessa trilha desgasta bastante p quem vai a Joanópolis. Se quiser pegar o "Copo Sujo" ou "Trilha da Onça" depois, será muito pesado.

jonnis Nov 2, 2020

Bacana,muito obrigado pela dica e orientacao.Como vou sair de Vinhedo é bom pegar um trecho menos pesado na ida.👍👍

• Photo of Lucimara e Ayrton
    Lucimara e Ayrton Jan 10, 2021

Usamos este mapa para fazer o trecho mais tranquilo,fizemos no sentido inverso e ficou com menos subidas, ótimo para menos experientes !Obrigado por compartilhar !!👍👍