Subida a Sta Cruz

April 10, 2022
April 2022

near Ataíde, Porto (Portugal)

Dificuldade Física: Média/Alta
Dificuldade Técnica: Baixa

Saída de Vila Meã em direção ao mosteiro de Mancelos, pelos sempre agradáveis trilhos rurais de travancela.

Do Mosteiro rumamos à Qta de Carcavelos onde aparece a primeira dificuldade, a subida até Pidre, onde ali pelo meio o terreno é complicado e sobretudo inclinado :)

Em Pidre, para recuperar forças, fazemos uma parte do estradão e depois entramos ali na mata num trilho que nos leva até manhufe.

De manhufe subimos até à "estrade de banho" onde apanhamos um agradável trilho que nos leva até às pedreiras.

Aqui é melhor respirar fundo para encarar a subida que se avizinha, que termina no posto de vigia.

Ali chegados tira-se umas fotos sobre a espetacular vista a 360º e rumamos até à capela de Sta Cruz e depois descemos, por um caminho em mau estado, até à Quinta do Mendes.

Uma pequena subida leva-nos até ao Cemitério de Banho onde apanhamos a descida, algo técnica, que nos vai levar até à Zona da Igreja Velha de Real, de onde Rumamos pela Casa do Carvalho, chegando novamente a Vila Meã