As 3 igrejas Românicas do vale do Odres (versão curta)

Photo ofAs 3 igrejas Românicas do vale do Odres (versão curta) Photo ofAs 3 igrejas Românicas do vale do Odres (versão curta) Photo ofAs 3 igrejas Românicas do vale do Odres (versão curta)

June 6, 2021
June 2021

near Ataíde, Porto (Portugal)

Trilho circular com início e fim no largo da feira em Vila Meã.

Dificuldade técnica baixa
Dificuldade física média/baixa

Roteiro:
Saída de Vila Meã em direção a Oliveira e depois Travanca por trilhos rurais sem qualquer dificuldade de maior.

Em Travanca encontramos a primeira igreja, ou melhor o majestoso mosteiro de Travanca.

Daqui partimos para o mosteiro de Mancelos atravessando a quinta de Carapeços e mais à frente o rio Odres onde começa a subida para Mancelos, mas antes de chegar ao mosteiro de mancelos vão encontrar uma bela descida para relaxar.

A última etapa que liga o mosteiro de Mancelos à Igreja Velha de Real começa com a subida a pidre, mais uma vez compensada pela descida do caminhos de S. Gonçalo que levará até à Igreja velha de Real.

Como bónus e antes de acabar ainda terão oportunidade de passar na praia fluvial de Vila Meã. Em dias de calor vai saber bem dar um mergulho 😉

Brevemente publico uma versão mais longa desta mini rota do românico.