Photo ofAmarante - Arco do Baúlhe - Mondim de Basto - Sra da Graça - Amarante (com Ecopista) Photo ofAmarante - Arco do Baúlhe - Mondim de Basto - Sra da Graça - Amarante (com Ecopista) Photo ofAmarante - Arco do Baúlhe - Mondim de Basto - Sra da Graça - Amarante (com Ecopista)

September 2, 2013
August 2013

near Madalena, Porto (Portugal)

Aproveitando o facto de ter estado em Amarante e querer fazer a Ecopista do Tâmaga, acabei por dar uma volta de 107 quilómetros pela própria Ecopista e pela Zonas de Mondim de Basto e Senhora da graça.
...Ainda a propósito do Caminho Torres a Santiago, e aproveitando o facto de saber da existência da Ecopista do Tâmega, guardei um dia para fazer tal prospecção, e ainda - qual cereja no topo do bolo - Fazer uma das subidas mais míticas do nosso país.
Ainda para mais, poucos dias após a caravana da volta a Portugal em bicicleta ter andado por tal ponto, onde inclusive, ocorreu uma chegada de etapa.
É assim que chegamos a este: Amarante - Celorico de Basto - Arco de Baúlhe (Cabeceiras de Basto) - Mondim de Basto - Monte da Sra da Graça (Monte Farinha) - Amarante, sempre com a presença do Rio Tâmega.

Em relação à Ecopista do Tâmaga:
Nestes cerca de 40 km, de constante, mas ténue sobe e desce, somos transportados por um dos vales mais espectaculares do nosso país...
...O Vale do Tâmega. Desde Amarante, passando por Celorico de Basto, Mondim de basto e Cabeceiras de Basto (Arco de Baúlhe), pedalamos no distrito do Porto primeiro, e depois no de Braga, mas com os olhos sempre postos no de Vila Real, de nós separado, pelo Rio.
A estruturação desta Ecopista é peculiar, o quilómetro 0 encontra-se em Celorico de Basto, e a contagem desenrola-se para Sul (jusante), até Amarante, e para Norte (montante), para Arco de Baúlhe. Também é no km 0 que temos o maior número de infraestruturas de apoio, onde se incluem um Museu, um espaço informativo e um albergue.
...Um dos pontos de atracção desta Ecopista, persegue-nos durante vários quilómetros. Claro que vos falo do "famoso" Monte farinha, ou, como é mais conhecido, o Monte da Sra da Graça.