Alfena a Sobrado por Quintarei e Balselhas

Photo ofAlfena a Sobrado por Quintarei e Balselhas Photo ofAlfena a Sobrado por Quintarei e Balselhas Photo ofAlfena a Sobrado por Quintarei e Balselhas

April 20, 2024
April 2024

•   5 10 Reviews

near Alfena, Porto (Portugal)

Trilha circular a partir de Capela de São Lázaro, com passagem por:
- Quintarei (4.3 km)

Publicamos um percurso de bicicleta BTT com início e final em alfena, mais precisamente no largo da rua de São Lázaro local de interesse concelhio onde existe uma capela, uma bela ponte Medieval sobre o rio Leça, um aprazível espaço de lazer e parque de estacionamento.
Trata-se de um percurso de montanha que utiliza trilhos em terra batida, a maior parte com pedra solta, mas também troços talhados na própria rocha da montanha e portanto muito irregular e que exige uma cadência lenta.
Faz parte deste percurso 2 TROÇOS QUE DESACONSELHAMOS:
O PRIMEIRO TROÇO A EVITAR tem início ao km 13,58 e tem pouco mais de 100 metros de extensão. É um carreiro para passagem pedestre por meio de um campo com vegetação alta e densa que tapa a visualização. Termina numa descida acentuada e torna-se perigoso pela de visibilidade da descida abrupta.
Aconselhamos seguir em frente pela Travessa de Alto de Vilar e virar à esquerda pela Rua do Alto do Vilar, para depois continuar pelo percurso gravado.

O SEGUNDO TROÇO que aconselho A EVITAR é também um carreiro pedestre que se inicia ao km 20,83 e que atravessa uma bouça e um campo e apresenta vegetação alta e densa e mato à mistura. Para o evitar, é muito simples: segue em frente e vira 100 metros adiante à esquerda, entrando na rua das Carvalhas e 300 ou 400 metro depois, vota a encontrar o trilho.

O percurso utiliza alguns troços do percurso vermelho nº 5 e azul nº 4 do Centro BTT Valongo/Cycling Portugal.

O percurso aqui publicado têm inúmeros passagens técnicas, exigentes, alguns drops, mas não é muito longo.
Assim, usando os níveis de dificuldade de BTT Cycling Portugal, classificaríamos entre moderado e difícil.

O percurso aqui partilhado é meramente indicativo, podendo conter erros de traçado, passar em propriedades privadas, ter passagens perigosas ou tornar-se impraticável por razões várias, pelos quais declino toda e qualquer responsabilidade. É também da responsabilidade de quem o realiza tomar todas as medidas necessárias à realização do percurso/atividade em segurança.

Classificação de níveis de dificuldade de BTT - Centro BTT de Valongo/Cycling Portugal

FÁCIL Piso rolante, rijo ou asfaltado e largo.
Praticamente plano (declives inferiores a 10% com média inferior a 5%, sem obstáculos).
Cor verde

MODERADO Com pequenos obstáculos (altura <0,2m) e poucas passagens técnicas e carreiros (declives inferiores a15% com média inferior a 10%; piso firme ou estável).
Cor azul

DIFÍCIL Com diversos obstáculos, drops (altura ‹ 0,5 mts), passagens técnicas e subidas desafiantes (declives máximos > 15% com media inferior a 15%, piso muito variável).
Precisa de bom controlo de técnicas BTT e bicicletas de qualidade.
Cor vermelha

MUITO DIFÍCIL Bastante técnico com obstáculos grandes (altura › 0,5 ml e não evitáveis, e grandes subidas (declives máximos > 20%, piso imprevisível). Só para praticantes com bastante experiência e elevada preparação, com bicicletas de qualidade.
Cor preta

PictographReligious site Altitude 299 ft

Capela de São Lázaro

PictographReligious site Altitude 295 ft
Photo ofCapela de São Lázaro e ponte sobre o rio Leça Photo ofCapela de São Lázaro e ponte sobre o rio Leça Photo ofCapela de São Lázaro e ponte sobre o rio Leça

Capela de São Lázaro e ponte sobre o rio Leça

MUNICÍPIO DE VALONGO Ponte e Capela de São Lázaro A ponte de S. Lázaro, sobre o Rio Leça, fazia parte da antiga estrada medieval que ligava o Porto a Guimarães. Imóvel de interesse concelhio desde 1977. Foi restaurada pela Câmara Municipal de Valongo, em 1994. Pelas Inquirições de 1258 sabe-se que, associada à ponte, existia uma gafaria transtormada posteriormente em hospital, referido em 1747, altura em que lhe e anexa uma capela com invocação à Nossa Senhora dos Remédios. Na margem oposta, à saida da ponte, a capela de São Lázaro, edificada em 1623 recorda o passado assistencial do local.

PictographBridge Altitude 446 ft

Ponte

Frente

E seguimos o percurso vermelho número cinco do Centro BTT Valongo

Quintarei

Ponto mais alto do percurso Vértice geodésico

PictographSummit Altitude 971 ft

Pico - Balselhas

Baloiço de Balselhas

Pequeno desvio à direita para apreciar as belas panorâmicas de Susão, Valongo e mais à esquerda as várias serras do Parque das serras do Porto

Panoramas e pormenor do caminho

Pormenor do caminho

Água no caminho

Linha de água que atravessa o caminho

Direita com o percurso 5

Photo ofFrente e deixamos o percurso número cinco Photo ofFrente e deixamos o percurso número cinco Photo ofFrente e deixamos o percurso número cinco

Frente e deixamos o percurso número cinco

Descida com forte declive e irregular com um drop

Rio

Trilho com vegetação

PictographBridge Altitude 322 ft

• Photo of californiagymsama
    californiagymsama Apr 20, 2024

Hermosa ruta circular disfrutando de impresionantes parajes.
    Felicidades y gracias por compartir amigo.

• Photo of Sara_sm
    Sara_sm Apr 20, 2024

Una ruta muy completa con paisajes espectaculares 👏👏.
    Gracias por compartir

• Photo of Tetititu
    Tetititu Apr 21, 2024

Excelente ciclovia, na zona de Alfena. Muito boas fotos e explicações. Um abraço forte.

• Photo of María Caballer
    María Caballer Apr 21, 2024

Buena ruta en mountain bike. precioso puente sobre el rio Leça. Un abrazo.

• Photo of MPuet
    MPuet Apr 21, 2024

una bonita ruta en bici gracias por compartirla un abrazo 🤗

STrilhos Apr 21, 2024

Obrigado Californiagymsama, Sara, Tetititu, Maria e MPuet pelo comentário e avaliação.
    Sim a ponte sobre o rio Leça é muito bonita.

É mais uma ponte medieval que descobri sobre o rio Leça

• Photo of Mohammad.kiani
    Mohammad.kiani Apr 21, 2024

Hello my dear friend, this is a great cycling route. The ups and downs are steep. The explanations are good and the pictures are spectacular. Thanks for sharing. A strong hug.

STrilhos Apr 22, 2024

Thanks my dear friend Mohammad for your nice comment and evaluation. A strong hug

• Photo of Pájaro Kuy Kuy
    Pájaro Kuy Kuy Apr 25, 2024

Mi segunda pasión, la montanbike, muy buena circular compañero, saludos cordiales.

STrilhos Apr 26, 2024

Obrigado Pájaro kui Kui pelo comentário e avaliação. Também gosto muito da montanblke a sempre que posso vou até a montanha com ela. Um abraço

• Photo of Tolly Mune
    Tolly Mune Apr 27, 2024

Buen recorrido en bicicleta!!
    1Abrazo!!!

• Photo of emilio viejo
    emilio viejo Apr 27, 2024

Escelente escenario en bici para un bonito recorrido. Un abrazo

STrilhos Apr 27, 2024

Obrigado Tolly Mune pelo comentário e avaliação. Um abraço

Obrigado Emílio pelo comentário e avaliação. Um abraço

• Photo of Alfredo Huanes
    Alfredo Huanes Apr 30, 2024

Excelente y dura ruta para realizar en BTT. Felicitaciones por realizarla. Gracias por compartir!