Albufeira do Rossim + Manteigas + Poço do Inferno + Torre

Photo ofAlbufeira do Rossim + Manteigas + Poço do Inferno + Torre Photo ofAlbufeira do Rossim + Manteigas + Poço do Inferno + Torre Photo ofAlbufeira do Rossim + Manteigas + Poço do Inferno + Torre

Very difficult
May 1, 2022
April 2022

near Manteigas, Guarda (Portugal)

As passagens correctas e em sequência foram: Albufeira do Rossim, Manteigas, Poço do Inferno, Poios Brancos, Nave Sto. António, Torre, Barragem da Lagoa Comprida, Barragem do Covão do Forno e Barragem do Lagoacho.
Foi um culminar de um projecto antigo, que foi sendo estudado, alterado e modificado ao longo do tempo, e que deu nestas quatro etapas de BTT, maravilhosas, mas algo durinhas e que acabou neste trajecto da subida á Torre na serra da Estrela. As duas primeiras etapas foram as da GR-80 das Cidades Muralhadas, que faz um circuíto entre Almeida em Portugal, e que passa por diversas aldeias muito bonitas, portuguesas e espanholas até á cidade Rodrigo em Espanha, e depois a volta pelo lado sul até ao ponto de partida num itenerário que também nos levou a lugares bem bonitos.
A 3a Etapa foi a subida á famosa Peña de Francia, partindo de El Maillo.
A 4a Etapa foi esta duríssima subida á Torre numa circular á serra da Estrela que passou pelos pontos mais emblemáticos, numa volta de rara beleza paisagística.
A subida do Poço do Inferno até aos Poios Brancos no Planalto é uma autêntica parede, muito dura mesmo, é a subida mais dura de todo percurso.😫😯🦾
Deixo o aviso que a partir do Km 57,5 já perto do vale do Rossim, o estradão tem muita pedra, mas pedra daquela usada para estradões alagados, grande que nos causa um desconforto enorme na condução da Bike, pois fica muito instável e sem a tracção adequada para fazer algumas subidas que tem. Um autêntico inferno aquela parte final...! A vibração foi tal que até me desapertou o disco do travão trazeiro da bike, foi uma sorte o meu companheiro que na altura ia atrás de mim ter dado por ela...!😖😤☹️
Foram 65,2 Km de distância real e 1879m de acumulado.
Um enorme obrigado ao meu companheiro de percurso, pela partilha, pela tenacidade e paciência no tempo em que sempre acreditou que seria possível fazermos esta pequena loucura em quatro dias de BTT, e por me aturar... 😂😂😂!
No total foram 274,4 Km percorridos e 5029 metros de acumulado bem suados...😂😂😂😅😅😅

PictographLake Altitude 4,714 ft

Vistas 21

PictographLake Altitude 4,714 ft

Barragem do Lagoacho

Inicio do estradão de pedra