Serra de Pias e do Castiçal em BTT com início na Senhora do Salto

Photo ofSerra de Pias e do Castiçal em BTT com início na Senhora do Salto Photo ofSerra de Pias e do Castiçal em BTT com início na Senhora do Salto Photo ofSerra de Pias e do Castiçal em BTT com início na Senhora do Salto

1986
April 16, 2023
April 2023

near Aguiar de Sousa, Porto (Portugal)

Serra de Pias e do Castiçal em BTT com início na Senhora do Salto

Publicamos um percurso feito em bicicleta de montanha com início e final na Senhora do Salto, percorrendo a serra de Pias e do Castiçal.
O percurso teve como base os trilhos pedestres por nós efetuados na Serra de Pias e Castiçal adicionando um mapa com os trilhos da região.
Este percurso está inserido no nosso objetivo de efetuar uma travessia de montanha em BTT do parque das serras do Porto ou mesmo mais além até a serra da boneca.
Aconselhamos o uso de GPS devido à inúmera quantidade de caminhos existentes e cruzamentos; alguns destes caminhos são corta fogos, sem condições para bicicletas outros já estão parcialmente fechados pela vegetação.
O caminho por nós efetuado tem zonas com bastante dificuldade, com vários troços de inclinação acentuada, muitas pedras soltas, noutros com carreiros profundos devido à erosão da água, o que nos obrigou, nalguns pontos, a levar a bicicleta a pé. Por esse motivo foi por nós classificado como difícil.
O trilho na Serra de Pias (km 1,7 a Km 5,8) é bastante mais difícil que o efetuado na Serra do Castiçal (km 5,8 a km 9,6). O Km 5,8 cruza com a EN 209-1, pelo que metade do percurso poderá ser feito em BTT e o regresso ser efectuado pela referida EN, que passa em Aguiar do Sousa e ao lado da Senhora do Salto.
Grande parte do percurso seguiu o PR 10, trilho do Vale do Aguiar.
Do total, 10 Km foram efectuados em trilhos de montanha ou caminhos florestais em terra batida.

Descrição do percurso:
O percurso teve início no parque de estacionamento da Senhora do Salto. Subimos pela estrada em direção a Aguiar do Sousa e saímos da EN, logo a seguir à primeira curva. Tivemos uma hesitação no início do trilho, mas la seguimos pelo percurso previamente estabelecido.
Grande parte do percurso na serra de Pias é efetuado a subir por piso irregular. Depois de ultrapassar a cumeada iniciamos a descida em direção ao “meeting point”, um interessantíssimo local que cruza com a EN 209-1, correspondendo a um colo entre a serra de Pias e do castiçal, onde se cruzam as fronteiras dos três concelhos: Valongo Gondomar e Paredes. A partir deste ponto inicia-se a subida para a serra do Castiçal, sendo que o piso do percurso apresenta-se em muito bom estado durante 2,7 km, altura em que viramos à esquerda por um caminho mais estreito, sinuoso e em piores condições. Adiante o caminho deteriora-se e acabamos por percorrer alguns metros com a bicicleta a pé.
Atravessamos a ribeira do Torno e iniciamos a subida para Aguiar do Sousa. Aqui, entramos na EN 209-1 e percorremos-la até ao nosso ponto de partida.

Boas pedaladas

Parque estacionamento

PictographIntersection Altitude 446 ft

PictographFountain Altitude 453 ft

Fonte

PictographIntersection Altitude 486 ft

Pormenor do caminho

PictographIntersection Altitude 692 ft

Troço em mau estado; levamos a bicicleta a pé

PictographIntersection Altitude 892 ft

Direita

PictographIntersection Altitude 909 ft

Photo ofEsquerda. Frente direita, para quem quer ir para Sta. JUSTA Photo ofEsquerda. Frente direita, para quem quer ir para Sta. JUSTA

Esquerda. Frente direita, para quem quer ir para Sta. JUSTA

Interseção esquerda

Início estrada asfaltada

PictographIntersection Altitude 535 ft

Entrada na EN (largo S. Sebastião)

PictographRiver Altitude 430 ft

Vale do rio Sousa

• Photo of emilio viejo
    emilio viejo Dec 7, 2023

Bonita ruta con buenas panorámicas. Un abrazo

• Photo of STrilhos
    STrilhos Dec 7, 2023

Muito obrigado Emílio pelo comentário e avaliação.