Abrantes - Entroncamento

May 21, 2020
May 2020

near Rossio ao Sul do Tejo, Santarém (Portugal)

Trilha previamente desenhada a olhómetro'´.... vieram-se a encontrar alguns percalços nalguns pontos.

Com as bikes no comboio, partimos do Entroncamento para Abrantes (estação).
Ao entrarmos na trilha previamente desenhada, reparei que estávamos numa GR (Grande Rota). A determinada altura está uma placa informativa do GR.
É a variante sul do GR 12 Caminhos do Tejo.

Seguimos caminho sempre a coincidir com o GR, até que o GR segue pela esquerda mas eu tinha programado pela direita, indo mais perto do Tejo.
Por falta de atenção, não reparei num acesso ao trilho junto ao rio e seguimos uns 800 metros pelo milho até que desistimos e voltámos atrás.
Ao contrário do que possa dar ideia, o piso junto ao rio não é arenoso. É fixe.
Mais à frente atravessámos o Tejo para a Praia do Ribatejo e descemos para o caminho mais junto ao rio. Também com piso bom para pedalar.
Mais à frente encontra-se uma fonte com água própria para consumo.
De seguida, o trilho é tipo túnel num caniçal e depois um pouco junto à linha férrea.

Atenção mais à frente.
Quando se encontra uma passagem de nível, o trilho continua pela esquerda e passa num autentico túnel de canas. O problema é que a luz apaga-se no final do túnel.
Há um portão fechado a cadeado. Voltámos atrás, atravessámos a linha e fomos dar uma grande volta para chegarmos a Almourol.
Mais tarde vim a saber que o portão é de alguém invejoso, que não deve gostar que as pessoas desfrutem da natureza. Digo isto porque o terreno em causa, não é amanhado nem explorado. É simplesmente continuação de pinhal bravo...
Sabendo o que sei agora, e se calhar a voltar a fazer esta rota, basta fazer o seguinte.
Na zona da passagem de nível, basta seguir cerca de 200 m junto à linha(nem que seja com a bike à mão', e atravessar para um carreiro que dá acesso à estação de Almourol.
Em direcção ao Castelo de Almourol, quando a estrada começa a afastar-se da linha, há um trilho que mais à frente tem bifurcação. Podem seguir para cima da ponte do comboio, que tem passagem à vontade, até onde se verifica trilho batido a atravessar a linha.
Junto ao Convento de Loreto têm o trilho do Castelo.
Para a zona do bar, é pela esquerda, voltando ao trilho mais abaixo.
Indo pela direita, com erva alta, com erva alta é preciso muita atenção para ver onde passar com as rodas...
Atravessámos Tancos fazendo uma pequena paragem para ver uma das pinturas de 'VIOLANT'.
Entrámos no trilho da Lampreia. Parecia ter acabado de ser limpo. Um espectáculo.
Chegados à Barquinha, tudo dentro dos conformes e mais umas pinturas de 'VIOLANT' para vislumbrar.
Rumo à Quinta da Cardiga passando por Pedregoso, num grande estradão.

A partir de São Caetano esqueçam esta trilha. Ainda foi bom até à extração de areia.
Como já era tarde e já não se encontrava lá gente, o portão estava fechado. Tivemos de contornar os montes...
O ideal é seguir só caminhos bem definidos. Quando desenhei a rota, baseei-me nas imagens de satélite. Nas zonas de cultivo são enganadoras. Umas vezes tem passagem, mas conforme os tractores vão lavrando, mudam as passagens ou simplesmente deixam de existir.