Te Segura Uruguai - Dia 3

April 24, 2022
April 2022

near Punta del Este, Maldonado (Uruguay)

Nosso terceiro dia da Expedição do feriado de Tiradentes, saímos do hotel em Punta del Este pela manhã para aproveitar a trégua da chuva e o retorno do sol e visitar alguns pontos turísticos da cidade. Iniciamos nossa visita pela Marina de Punta del Este, onde pudemos caminhar por entre o inúmeros barcos e iates ali ancorados, tb ali neste mesmo local andamos a pé até a feirinha do peixe fresco onde nos encantamos com alguns leões marinhos e algumas focas que ficavam ali no entorno, aguardando os restos dos peixes que os pescadores descartavam na água.

Seguimos pela costa, passando pela Plaza Gran Bretaña na Punta de La Salina ( considerado o Ponto mais Austral do Uruguai) e depois fomos até o estacionamento, onde está a capelinha da "Virgen de la Candelaria" , algumas fotos e nos direcionamos então para o famoso ponto turístico de Punta del Este, "La Mano" (é estranho, mas todo mundo que vai a Punta precisa passar ali para fazer seu registro, kkk).

Na sequencia, fomos costeando o litoral, passando pela Playa Parada 16, Playa Mansa e Playa Pinares até chegarmos na Punta Chileno para uma breve passada, pois ainda passamos pela Playa Cantamares e fomos até a Playa Las Grutas, onde fomos visitar uma Gruta natural formada na própria rocha, que tem ali no local (um ponto turístico muito mal conservado por ser em Punta del Este, local praticamente abandonado, muito sujo, a impressão não foi das melhores, porém rendeu alguma fotos muito bonitas).

Saindo da Playa Las Grutas, nos direcionamos ao museu de Arte Casapueblo, que pertenceu ao artista Carlos Villaró (o mais famoso museu de Punta del Este e uma das principais atrações turísticas do Uruguai). Saindo do museu passamos rapidamente no mirador de Punta Ballena, para apreciarmos a vista e "sacarmos unas fotos", pois o melhor ainda estava por vir, seguimos através da Ruta 12, até a Bodega Alto de la Ballena, onde havíamos reservado um almoço harmonizado. Chegando na Bodega Alto de la Ballena, fomos muito bem recepcionados pelo anfitrião, Sr Paulo com a parrillera do local já ardendo em brasa e com diversos cortes sendo assados, juntamente com alguns molhos para o acompanhamento. Lindo o local, natureza exuberante, vista magnífica, e a proposta deles de receber o turista ao ar livre, é fantástica, muito diferente dos restaurantes convencionais do entorno, e a comida, e o vinho, tudo excelente.

Aquele velho ditado, "o que é bom, dura pouco", finalizamos o almoço e caímos na estrada, pois era nosso dia de iniciar o retorno. Saímos da Bodega Alto de la Ballena, fomos até a Ruta 9, pegamos a Ruta 39 e rodamos até entramos na Ruta 8 para chegarmos em Mariscala onde paramos para abastecer e tomar um café. Deste ponto seguimos ainda pela Ruta 8 até a cidade de Treinta y Tres, passando por Pirarajá e Jose Pedro Varela, pegando então a Ruta 18 até a cidade fronteiriça de Rio Branco, passando por Vergara, Rincón e Placido Rosas. Este roteiro escolhido para retorno, foi acertado em cheio, o visual dos campos Uruguaios, as paisagens, o pôr do sol que pegamos, foi tudo muito fantástico, vale muito a pena este roteiro, mesmo sabendo que é um pouco mais longo e mais demorado para se cruzar a fronteira partindo de Punta del Este.

Enfim em solo "Gaúcho" e Brasileiro novamente, atravessamos e bela Ponte Internacional Barão de Mauá sobre o Rio Jaguarão, fizemos uma pequena parada para esticar as canelas, abastecer, fazer uns pequenos ajustes nas motocas e partirmos para a última perna do roteiro do dia, saímos em direção à cidade de Pelotas, onde tínhamos o Hotel M.Tower já reservado para passarmos a noite e onde foi definido como o fim da expedição, ainda teríamos o dia seguinte até nossas casa, porém foi só roteiro de deslocamento.

Um excelente passeio a todos que usarem este e outros tantos tracks para fazerem suas viagens!