Photo ofComplexo Rio Lages - estrada saindo d Recanto dos Morros e trilha das 2 Cachoeiras: Borda Infinita e Tigre - Campo Alegre/TO Photo ofComplexo Rio Lages - estrada saindo d Recanto dos Morros e trilha das 2 Cachoeiras: Borda Infinita e Tigre - Campo Alegre/TO Photo ofComplexo Rio Lages - estrada saindo d Recanto dos Morros e trilha das 2 Cachoeiras: Borda Infinita e Tigre - Campo Alegre/TO

June 20, 2022
June 2022

near São José, Goiás (Brazil)

(Levantamento Feito com o guia Paulo: 62-99866-1337 )

Guia obrigatório!!!

Percurso gravado saindo do Recanto dos Morros ate onde estaciona no Complexo Rio Lages e de lá seguir a trilha pra conhecer as cachoeiras, poços e uma mata com muita vegetação intacta e muito bem preservada.
Será de estrada de chão saindo do Recanto dos Morros ate onde estaciona em frente a casinha do falecido avô de Paulo 20.32km.

A trilha no total vc andara fazendo os dois atrativos por volta de 11,5km ida/volta.
O grau de dificuldade é difícil devido a altimetria e muita pula pedras que exige bastaste... Mas nada impossível!!!

Tive o imenso prazer em poder conhecer um dos lugares mais imponentes e lindos da região da divisa de nosso estado de Goiás com o Tocantins.
Um atrativo que tem como administrador "Paulo" que cuida das divulgações pelo Instagram: @complexo_rio_lages e que poderá te guiar sendo o agendamento efetuado com bastante antecedência.
Caso ele não possa ir, tbm poderá indicar algum guia que poderá levar vc a um paraíso selvagem com duas belas cachoeiras e infinitos poços verdes para banho.
A propriedade é da família de Paulo.
Então, vc tem por obrigação entrar em contato com ele por esse telefone e verificar como ir conhecer: 62-99866-1337.

Aqui nesse paraíso vc poderá conhecer duas das 3 cachoeiras: Cachoeira Borda Infinita por baixo e Cachoeira Tigre e no caminho vários poços para banho.
Qd vc chega no encontro dos córregos aguas lindas vindo da direita e com o córrego laje da esquerda, aqui é a hora de escolher qual cachoeira vc pretende pegar com sol se for fazer as 2 cachoeiras no mesmo dia.
Ou se vc for atleta e começar bem cedo, é possível pegar sol nas duas.
Mas o bom mesmo era fazer uma cachoeira por dia e aproveitar mais.
Ai vai de cada um.
A Cachoeira Tigre ela é a 3° queda da sequencia da Cachoeira Canjica no córrego laje.
As duas primeiras quedas podem ser acessadas pelo complexo do Canjica por cima, mas essa ultima que foi dado o nome de Cachoeira Tigre tem seu acesso somente por aqui por baixo e é um espetáculo de cachoeira e poço para banho.

Sobre a trilha ela é bem puxada. Por conta das cachoeiras ficarem em paredões bem altos, a trilha é em subida constante com alguns pontos de respiros e no final qd chega no encontro dos dois córregos, é seguir por pula pedras, trilhas nas laterais e atravessar o córrego de um lado pro outro procurando melhor forma de atravessar com mais segurança. Pra chegar na Borda Infinita, foi colocado algumas escadas de madeira pra subir numas pedras que escorregam muito. Tenha bastante cuidado, mas vale tudo ficar bem de frente a ela e tomar aquele banho de seu vapor!!!
Seu poço na base requer audácia de pular e depois escalar as pedras para sair dele.
Mas logo a baixo da cachoeira tem um poço lindo para banho seguro.
No dia que fomos, eu, Crhis e Paulo começamos um pouco tarde a trilha e queríamos conhecer as 3 cachoeiras. A Borda Infinita, Tigre e outra menos explorada devido sua dificuldade de ser totalmente pelo leito de rio que o Córrego Buriti grande faz.
mas foi incrível conhecer a Borda Infinita e a Tigre.
Fala com o Paulo e acesse o seu perfil no Instagram: @complexo_rio_lages
Paulo: 62-99866-1337.

Vou detalhar a trilha:
A trilha tem 4km ate o encontro dos 2 córregos de ida, dali vc escolhe para qual cachoeira ir;
Indo pra Cachoeira Borda Infinita são mais 820m desse ponto;
Volta para o encontro dos dois córregos e Indo pra Cachoeira Tigre são 910m desse ponto;
Ao total vc andara fazendo os dois atrativos por volta de 11,5km.
Sera uma aventura inesquecível!!!
Mas recomendo ter um bom preparo físico e destreza no pula pedras.
O percurso não é tão difícil assim, vai depender de cada um e de como tem experiência em trilhas de outdoor.

Vou deixar algumas dicas de como fiz para visitar esse atrativo e outros mais desse lado quase dentro da chapada dos Veadeiros (divisa de estados de Goiás com Tocantins):

Vc pode ficar hospedado no Camping e restaurante Recanto dos Morros de Analice, que fica a 26km desse atrativo.
Analice: 62-99655-9711
Fornece almoço, janta e café da manha. Tudo uma delicia!!!
@recanto_dos_morros
No maps esta como: Fazenda morros.
Pode seguir que vai sair em cima da propriedade.

O @recanto_dos_morros fica em um local estratégico que acomoda em camas e área de camping repleto de vários atrativos na região como o Complexo do Canjica, Complexo do Prata, Complexo Rio Lages, Complexo Vargem Redonda.
Vale muito ficar aqui hospedado e poder visitar e passear por todos os atrativos com mais calma e a melhor acolhida, alimentação e cuidados de como se fosse um membro da família.
Aqui no recanto tbm tem o guia Edimilson, primo de Analice que poderá lhe levar em todos os atrativos mencionados, não precisando trazer guias das cidades vizinhas e ficando bem mais em conta.
Contato do Edimilson: 62 99632-5669

É preciso que entre em contato com antecedência para agendamento com Analice.
Caso vc for acampar, tem que levar sua barraca, toalha, kit higiene, colchão, travesseiro e cobertas.
Como não tem energia elétrica pois o governo ainda não ajudou essa região, tem apenas uma placa solar para utilizar em sua casa sede. Vez ou outra poderá carregar algum aparelho de vcs.
Todas as águas das torneiras vem da serra de uma água potável.
Pode beber com segurança.
Vende a melhor rapadura e doce de leite que já comi.
Excelente pra levar pras trilhas e dar aquela energia nas longas caminhadas.
A acolhida, o carisma, cuidados e educação como nos tratou, foi a melhor de tudo.

A Família: Senhora Odalice e Jedson, pais de Analice que é casada com Adi mais conhecido como sorriso, são pessoas incríveis.
Fora o guia Edimilson que mora ao lado e tem uma paciência e condução incrível.

PictographMountain hut Altitude 3,009 ft
Photo ofsaída tarde do Camping e Camas Recanto dos Morros - no maps: 'Fazenda Morros' - 8.23h Photo ofsaída tarde do Camping e Camas Recanto dos Morros - no maps: 'Fazenda Morros' - 8.23h Photo ofsaída tarde do Camping e Camas Recanto dos Morros - no maps: 'Fazenda Morros' - 8.23h

Logo que sai do recanto na estrada tem um riacho raso para atravessar com o veiculo. Recanto dos Morros: Analice fornece almoço, janta e cafe da manha. Possui area de camping e camas para dormir. Tem apenas uma placa solar para utilizar em sua casa. O chuveiro é de agua fria, mas o senhor Jedson esquenta a agua na lata pra gente tomar aquele banho gostoso quentinho sendo na caneca. Um atendimento espetacular e ainda tem uma das rapaduras mais gostosas que ja comi e doce de leite. Comida de mae!!! Recomendo ficar aqui e ir aos atrativos aqui da regiao. Contato da Analice: 62-99655-9711. (Saída tigre 16.08h - Chegamos na casinha -na Moto as 18.23h Saída de moto no escuro as 18.35h - no recanto as 19.30h 19,82km de moto -7,38km da casinha ate a entrada de estrada.)

2° riacho raso que tivemos q atravessar na estrada - mes de junho

bif - aqui fomos a direita 1° ver o Rio Prata e voltamos p/ seguir a esquerda mais a frente - 12.27km

Photo ofRio Prata - lugar lindo e gratuito - aqui a divisa dos estados de goias e tocantins - 12.54km Photo ofRio Prata - lugar lindo e gratuito - aqui a divisa dos estados de goias e tocantins - 12.54km

Photo ofPlaca informando o atrativo. Vire a esquerda para ir ao Complexo Rio Lages por mais 8km - 13.05km Photo ofPlaca informando o atrativo. Vire a esquerda para ir ao Complexo Rio Lages por mais 8km - 13.05km Photo ofPlaca informando o atrativo. Vire a esquerda para ir ao Complexo Rio Lages por mais 8km - 13.05km

desse ponto pra frente é uma estradinha q requer um carro traçado em alguns pontos. Verifique com o Paulo antes de ir com um veiculo baixo ou de passeio.

atravessa na estrada esse riacho lavanquinha - raso em junho - 14.48km

Casinha - siga mais a frente

Direita

Esq - casa da familia de Paulo e Jose Henrique logo a frente - tem moradores nela

PictographCar park Altitude 1,434 ft
Photo ofcasinha do falecido avô de Paulo e Jose Henrique - estaciona veiculos e início de trilha - 20.32km - 9.34h Photo ofcasinha do falecido avô de Paulo e Jose Henrique - estaciona veiculos e início de trilha - 20.32km - 9.34h

Ate aqui de moto saindo do Recanto dos Morros, indo na ponte ver o Rio Prata foram 20,32km. Esse trecho de abertura de estrada na propriedade saindo da estrada principal, melhor veiculo 4x4. Vou marcar a quilometragem daqui p/ frente de caminhada real. Entao qd vc ler o proximo waypont, é da quilometragem atual. Foram 4.4km voltando da tigre direto. Tempo em movimento: 1:14 minutos tempo total: 2:04 minutos

Photo ofriacho na trilha com mata fechada e muito sombreada - excelente para caminhar - subidas - 770m Photo ofriacho na trilha com mata fechada e muito sombreada - excelente para caminhar - subidas - 770m

Photo ofDireita fica o corrego com poços. Seguir subindo a trilha a esquerda - 2.18km - 10.19h Photo ofDireita fica o corrego com poços. Seguir subindo a trilha a esquerda - 2.18km - 10.19h Photo ofDireita fica o corrego com poços. Seguir subindo a trilha a esquerda - 2.18km - 10.19h

lindo visual da regiao a frente e a serra ao fundo

Photo ofsubida em rochas - trilha exigente e sombreada - muitas subidas pois as cachoeiras ficam no alto dos paredoes - 2.43km Photo ofsubida em rochas - trilha exigente e sombreada - muitas subidas pois as cachoeiras ficam no alto dos paredoes - 2.43km

logo a frente seria a direita entrada para ir a Cachoeira Corrego Buriti Grande - nao deu tempo de ir - verifique sobre com seu guia ou o Paulo que conhece tudo

até aqui subida forte - agora descer - 3.15km

Photo ofbif - Dir poção do Lajes e esq seguir a trilha - otimo poço para banho - 3.29km 10.58h Photo ofbif - Dir poção do Lajes e esq seguir a trilha - otimo poço para banho - 3.29km 10.58h Photo ofbif - Dir poção do Lajes e esq seguir a trilha - otimo poço para banho - 3.29km 10.58h

Crhis e Paulo tomou banho nessa hora - eu gripada fiquei contemplando. Nesse horario o sol batia dentro do poço - 10:58h

vez ou outra atravessa o mesmo corrego procurando locais mais fáceis para avançar ate a cachoeira

Photo ofpoço do escorrega e jacuzis - 3.79km Photo ofpoço do escorrega e jacuzis - 3.79km Photo ofpoço do escorrega e jacuzis - 3.79km

poço do escorrega e jacuzis - 3.79km

Photo ofAqui é o encontro dos 2 córrego: direita o da aguas lindas e esq o Lajes - seguir em pula pedra ate cachus - 4.06km 12h Photo ofAqui é o encontro dos 2 córrego: direita o da aguas lindas e esq o Lajes - seguir em pula pedra ate cachus - 4.06km 12h Photo ofAqui é o encontro dos 2 córrego: direita o da aguas lindas e esq o Lajes - seguir em pula pedra ate cachus - 4.06km 12h

Repare que no meio dos dois corregos a frente tem tipo uma torre em rocha que faz a divisao exata dos dois atrativos. Achei incivel o Paulo ter essa visao e nos orientar. Vc vai ter ele como uma referencia de divisa dos atrativos e corrego. Coisa minha: na volta: 5.85km -14.43h no encontro de novo - agora ir pra Tigre. Nao vai dar tempo de ir na outra cachoeira do corrego buriti grande

Photo ofotimo poço para banho - a cachoeira borda inifinita fica ao fundo - 4.5km - 12.43h Photo ofotimo poço para banho - a cachoeira borda inifinita fica ao fundo - 4.5km - 12.43h

uma visao do paraiso!!!!

Photo ofCachoeira Borda Infinita por baixo com sol dentro. Tem algumas escadas. Cuidado pois escorrega muito as pedras - 4.88km - 13h Photo ofCachoeira Borda Infinita por baixo com sol dentro. Tem algumas escadas. Cuidado pois escorrega muito as pedras - 4.88km - 13h Photo ofCachoeira Borda Infinita por baixo com sol dentro. Tem algumas escadas. Cuidado pois escorrega muito as pedras - 4.88km - 13h

13.28h saída. Ir para o poço de banho do outro lado

Photo ofdo outro lado no rumo da queda tem esse ótimo poço pra banho e ver a cach de frente - 5.29km - 13.42h Photo ofdo outro lado no rumo da queda tem esse ótimo poço pra banho e ver a cach de frente - 5.29km - 13.42h Photo ofdo outro lado no rumo da queda tem esse ótimo poço pra banho e ver a cach de frente - 5.29km - 13.42h

aqui temos a visao do poço e a bela queda da cachu

pau Brasil - mata toda preservada - 5.47km

Photo ofCachoeira Tigre - que é a 3° queda das 3 quedas q a Cachoeira Canjica faz - córrego laje - 6.76km 15.42h Photo ofCachoeira Tigre - que é a 3° queda das 3 quedas q a Cachoeira Canjica faz - córrego laje - 6.76km 15.42h Photo ofCachoeira Tigre - que é a 3° queda das 3 quedas q a Cachoeira Canjica faz - córrego laje - 6.76km 15.42h

Sendo essa Cachoeira Tigre a 3° quedas q a Cachoeira Canjica faz, podendo ser acessada somente aqui por baixo. Linda demais e com excelente poço para banho. Escolha fazer ela 1° se for fazer as duas cachoeira e pegar com sol dentro e depois ir na Cachoeira Borda Infinita, que tem um ótimo poço um pouco mais a baixo para banho. Nesse horário q chegamos já não tinha mais sol. Ou fazer uma cachoeira por dia e curtir melhor com sol dentro do poço.