Picos da Europa - com Puerto de las Estacas de Trueba

Photo ofPicos da Europa - com Puerto de las Estacas de Trueba Photo ofPicos da Europa - com Puerto de las Estacas de Trueba Photo ofPicos da Europa - com Puerto de las Estacas de Trueba

1,270 mi
December 9, 2021
December 2021

near Mosteiro de Cima, Castelo Branco (Portugal)

Os Picos da Europa são "O" destino de qualquer motociclista, seja pela gastronomia, paisagens e um percurso cheio de curvas! Por isso decidimos voltar (a primeira viagem foi em 2018) mas sem repetir (dentro dos possíveis) estradas e sítios a visitar. O que não é muito difícil nos Picos!
No primeiro dia destaco a passagem pela N222 e umas das melhores partes da N2 (Vila Real a Chaves) mais um pequeno troço já em Espanha para cortar o ritmo das auto estradas. A noite foi em Leon - cidade espetacular com uma noite cheia de vida!
Segundo dia uma visita ao famosissímo Urso (Collado de Llesba), Mirador del Tombo e Cain de Valdeon (onde fizemos uma paragem de umas 2:30H!). Segue-se a Stelvio de Casielles, Desfiladeiro de los Beyos, Cangas de Onis, o túnel de Cuevas, Covadonga e... bora para o hotel que hoje já chega.
O terceiro dia foi dedicado à cordilheira de Las Estacas de Trueba, uma montanha a cerca de 35 minutos de Panes mas o desvio compensa brutalmente. Curvas 5 estrelas, paisagens de cortar a respiração e uma sensação que me deixa sem palavras para descrever. O regresso ao Parque Natural dos Picos da Europa é também muito interessante com destaque para a subida à Zepa Liébana. Seguem-se mais curvas com bom piso!! O quarto dia foi pensado para regressar "rapidamente" a casa, mas com um belo almoço no restaurante O Abel, em Gimonde - Bragança. Servem, provavelmente, a melhor posta à mirandesa do mundo.
Este é um percurso delineado para 4 dias mas as condições meteorológicas um pouco adversas e as paragens obrigatórias eram tantas que fomos cortando alguns pontos. Mas partilho a ideia original pois é, sem dúvida, brutal de fazer. Quem puder reserve 5 ou 6 dias. Deve ser suficiente! Boas curvas.