Pelas Serras de Aire e Candeeiros

March 20, 2024
March 2024

near Sacavém, Lisboa (Portugal)

Fomos almoçar ao Restaurante Terra Chã, em Chãos, Alcobertas.
Saímos de Lisboa pela A1 até Santarém, seguindo depois pela N3 até Pernes, e pelas N365 e N243 até Bairro do Canal (Minde), onde virámos para a Estrada da Serra de Santo António, onde pudemos desfrutar de uma vista extraordinária para o Polje de Mira-Minde. Após uma breve pausa, prosseguimos até Serro Ventoso e, em seguida, pela N362 até Valverde. Daí, o trajeto até ao Restaurante Terra Chã foi feito por caminhos rurais, junto à serra, sempre com piso decente. A localização do restaurante é simplesmente soberba, com uma vista deslumbrante. Já no interior, o espaço e o ambiente são igualmente fantásticos. Depois de almoçados, seguimos até às Salinas de Rio Maior, onde fizemos uma pausa para água e café. Depois, seguimos até Rio Maior para abastecer agora de combustível e regressar a Lisboa, com uma passagem prevista no Palácio inacabado de Pina Manique, em Manique do Intendente. O percurso até lá, a partir de Rio Maior, e depois até Aveiras de Cima, foi sempre realizado por estradas e caminhos municipais, com muitas curvas, passando por paisagens rurais e áreas de forte atividade agrícola. Em Aveiras de Cima, regressámos à A1 até Lisboa.

Miradouro Serra de Santo António

Elevation: 145 m Time from start: 06:14:23 Distance from start: 187 km

PictographCastle Altitude 373 ft

Palácio de Pina Manique

Elevation: 114 m Time from start: 07:55:07 Distance from start: 218 km Stop for ~9 min