Photo ofMorro do Queimado, Cachoeira do Salto do Rio Vermelho e Fonte Caldas da Imperatriz Photo ofMorro do Queimado, Cachoeira do Salto do Rio Vermelho e Fonte Caldas da Imperatriz Photo ofMorro do Queimado, Cachoeira do Salto do Rio Vermelho e Fonte Caldas da Imperatriz

January 9, 2020
January 2020

near Papagaios, Santa Catarina (Brazil)

Partimos de moto da Enseada de Brito, na Palhoça, em direção a Santo Amaro da Imperatriz, onde subimos o Morro do Queimado, com mais de 620m de altura. O Morro é ponto de salto de asa deltas. O Morro tem uma subida muito íngreme. Como estávamos entre 2 numa moto 150cc quase passamos trabalho quando pegamos tráfego na subida.

Após, seguimos em direção à Cachoeira do Salto do Rio Vermelho, sendo uma das mais famosas Cachoeiras de Santo Amaro da Imperatriz.

Para chegar até a trilha, é preciso pegar a Rodovia Princesa Leopoldina, que leva aos hotéis de águas termais, e virar à esquerda na placa que indica o "Parque Estadual da Serra do Tabuleiro". Logo a estrada vira terra. Depois de cerca de 7km, vire à esquerda numa baixada e passe sobre uma ponte pelo Rio Vermelho. Neste ponto existe a única placa indicando o caminho para a Cachoeira. Siga pela estrada que atravessa algumas propriedades até chegar a um portão de ferro. Ele não tem cadeado, apenas uma corrente que o mantém fechado e uma placa solicitando a permanencia fechado.

Depois de passar por duas casas, a estrada segue até uma porteira acorrentada com cadeado. Neste ponto largamos a moto e seguimos a pé pela propriedade, tipo um pasto com bois, até o começo da trilha propriamente dita.

A trilha tem um trecho sem aclive e barro até iniciar a subida quase uniforme com muito limo e barro vermelho bastante escorregadio. A subida é puxada e tem em torno de 800m até chegar na principal bifurcaçao.

Na bifurcação fotografada, entrando à direita fica o caminho em direção à cachoeira registrada nas fotos. São em torno de 300 metros de trilha pesada com cordas fixas que auxiliam a descida e posterior subida até a cachoeira.

O espetáculo fica pelo poço da queda d'agua, que é incrìvel, grande e profundo, cheio de espaço pra nadar. A água não é gelada e se consegue nadar até o pé da queda d'agua.

Andando pelas rochas dá pra avistar duas quedas abaixo.

Nesta trilha não subi em direção ao rio, mas quem quiser é só voltar ao ponto da bifurcação e seguir à esquerda em relação à subida. A cachoeira é incrível e é de água Mineral, sendo utilizada com Fonte.

Após o excelente banho que lavou a alma, fomos conhecer Caldas da Imperatriz que conta com a fonte de águas termais. Há um Fontanário onde é possível tomar e levar para casa água mineral direto da fonte.