Jaguariava - Senges - Itararé

one day 3 hours 47 minutes
March 27, 2021
March 2021

near Jaguariaíva, Paraná (Brazil)

A rota se inicia em Jaguariava, tem outro wiki antes desse ao qual eu fui nas cachoeiras de Jaguariava, lagoa azul e véu de noiva.

Seguindo está rota saí de Jaguariava em direção ao túnel alagado Fábio rego. Para entrar no túnel são +- uns 300 metros de estrada alagada e de túnel +- 837 metros de túnel alagado, após o fim do túnel a estrada também alagada segue aproximadamente 1 km até sair em uma cerca fechada que dá pra uma fazenda, não é permitido passar daí porque fica em uma propriedade particular e passando por lá estaria passando por dentro da plantação danificando o lugar então é preciso voltar todo o caminho.

Eu fiz o percurso do túnel sozinho mas mesmo para quem tem experiência não índico o lugar é totalmente isolado se acontecer algo com você, você vai ficar lá sem ajuda, com sorte se for em algum final de semana algum jipeiro ou trilheiro TALVEZ passe por lá.

Saindo do túnel tentei chegar na cachoeira do postinho ou cabeceira seguindo outro wiki mas esse wiki que segui era antigo e passava por uma propriedade particular, e no caminho me deparei com uma porteira fechada, então até a rodovia para acessar a outra rota já em senges que daria acesso as cachoeiras.

É um caminho tranquilo sem dificuldades, qualquer moto faz.

Chegando na cachoeira do postinho acampei por lá aproveitei a cachoeira e no outro com a chegada dos meus 2 amigos seguimos viagem.

Da cachoeira do postinho segui até a cachoeira dos veadinhos. A trilha para acessar essa cachoeira é bem ruim tem diversas erosões dificultando o acesso e exigindo técnica do piloto.

Saindo da cachoeira dos veadinhos seguimos até o cânion jaguaricatu, acesso e caminho tranquilo também talvez com um pouco de areia mas nada que dificulte de mais.

Saindo do cânion fomos para a cachoeira véu da noiva ou sobradinho, fomos na parte alta antes, onde tem várias piscinas e antes da queda temos uma piscina de borda infinita. Vale apena.

Depois fomos para a parte baixo. Acesso muito fácil e não tem que andar muito.

Saindo da cachoeira véu da noiva seguimos até a cachoeira erva doce. Acesso fácil por uma trilha estreita. Evite ir de moto até a cachoeira porque vc terá grandes chances de atolar.

Saindo da erva doce minha intenção era chegar no poço do encantado, uma linda nascente de água azul que chega a impressionar. Cortamos o caminho de senges até Itararé por off road para chegar lá mas como o poço fica em uma propriedade particular e é proibido a entrada sem autorização e nos deparamos com funcionários na entrada vigiando o acesso para ninguém acessar dessa vez não consegui rever o poço.

Daí seguimos o destino até o hotel, também passamos na frente do mirante do corisco que também está com o acesso bloqueado.

• Photo of Matheus Lunardi
    Matheus Lunardi May 27, 2021

A parte alagada até chegar no túnel é muito funda/lisa?

• Photo of ROMERO ADVENTURE
    ROMERO ADVENTURE May 27, 2021

A profundidade depende da época se vc pegar épocas chuvosas vai estar fundo.

Na época que eu fui peguei algumas partes um pouco acima do joelho.

Não é liso tem muito cascalho e pedra, dentro e fora do tunel.

• Photo of Matheus Lunardi
    Matheus Lunardi May 28, 2021

Show! Estou planejando ir para lá, talvez eu acabe indo sozinho, por isso as perguntas.

• Photo of ROMERO ADVENTURE
    ROMERO ADVENTURE May 28, 2021

Eu fiz o percurso sozinho, não recomendo fazer sozinho. Se acontecer alguma coisa com vc no túnel vc pode ficar horas lá ou dias sem passar ninguém. O túnel tem quase 1km de extensão todo alagado. Sem sinal nenhum de celular. Se poder vá com um amigo.