Estrada de Prainhas

October 12, 2014
October 2014

near Porto de Cima, Paraná (Brazil)

Estrada de acesso a Estação Engenheiro Lange, a partir de Porto de Cima, Morretes.

Até o posto de controle do IAP a estrada é boa, com pedregulhos nas áreas suscetíveis a alagamentos. Passando desta parte, a conservação ainda é boa, sendo possível subir com moto urbana sem grandes problemas, apesar do desconforto e desgaste da moto. Exige um pouco de experiência em estradas rurais, por causa das subidas cheias de pedregulhos e de média aclividade.

Chegando no posto do controle do IAP, é necessário fazer a identificação e deixar dados de entrada e saída no Parque Estadual do Marumbi.

ATENÇÃO: recomendo deixar a moto nas proximidades do posto do IAP e prosseguir a partir daí a pé, seja qual for o objetivo. Além de ser uma experiência mais gratificante, considero como menos desgastante, devido ao cansaço inflingido aos braços na descida de moto. Além disso, o cansaço físico e mental da realização de trilhas no local pode levar a descuidos e possíveis tombos no retorno, especialmente se as pedras estiverem molhadas, além do risco de forte neblina ao anoitecer.

Também não recomendo subir com veículos baixos, várias partes do caminho tem pedregulhos altos e desníveis que podem danificar o fundo do carro

Acesso a trilha do Salto dos Macacos

Ao norte, acessa-se a trilha ao Salto dos Macacos

Acesso a Usina Marumbi

Continuar a esquerda para estação Eng. Lange, à direita chega-se na antiga Usina Marumbi

Acesso ao Caminho do Itupava

PictographCar park Altitude 1,237 ft

Estação Engenheiro Lange

Local de estacionamento mais próximo da base do Complexo Marumbi, com três vagas para carros.

Ponto de Controle - IAP

Posto de informações e controle do Instituto Ambiental do Paraná. A partir deste ponto recomenda-se seguir a pé. IMPORTANTE: fazer o cadastro de entrada e registrar hora de saída prevista do Parque Estadual do Marumbi, para facilitar possíveis ações de busca e resgate, além de propiciar dados para o adequado manejo da unidade de conservação.

PictographCar park Altitude 99 ft

Porto de Cima - Entrada

Começo da estrada de chão, a partir de Porto de Cima, Morretes-PR.