Circuito Itapoá

August 18, 2014
August 2014

near Brejatuba, Paraná (Brazil)

Circuito exploratório de Motocicleta ao redor da região de Itapoá, passando também por municípios de responsabilidade administrativa de São Francisco do Sul.

Realizado com o objetivo principal de descobrir o ponto exato do começo da trilha do Morro da Pedra, da misteriosa e polêmica Serra do Cantagalo. Buscando a trilha ao Morro da Pedra, após um pouco de confusão devido as principais trilhas de entrada estarem bem fechadas, foi possível localizar a trilha principal e mais promissora, embora esta estivesse já com algumas plantas pioneiras invasoras já no seu início. Um facão para esta incursão será essencial.

Erramos o caminho próximo a Palmital umas duas vezes, mas este tracklog já se encontra corrigido.

Há visuais legais da área rural de Itapoá e Serra do Cantagalo no começo do percurso, baía da Babitonga na parte Sul, e os balneários na parte leste.

Tipo de pista:
Cerca de 50% asfalto e o resto estradas rurais, em bom estado de conservação. A BR-101 já começou a estender suas garras na região e o início do caminho rural está bem conservado. O trecho da Vila da Glória até Pontal do Figueira estava um pouco mais difícil mas nada grave, e são somente alguns quilômetros.

Descrição:
O Circuito inicia-se em Guaratuba, e faz a volta ao redor da região de Itapoá a partir da PR-412, virando a esquerda na altura do distrito rural de Palmital, seguindo rumo ao sul com a Serra do Cantagalo à esquerda, e o Rio Palmital (braço da baía da Babitonga) à direita. Passa por Barrancos e Torno do Pinto, virando para nordeste em direção ao Vila da Glória, aonde ocorria um pequeno festival comunitário. Finalizamos continuando pelos balneários, passando por Pontal da Figueira, Itapoá, Itapema do Norte e finalmente, Barra do Saí, retornando a Guaratuba pela Av. Saí Mirim.

Começo da Trilha - Morro da Pedra

Após alguma confusão, confirmamos com moradores locais tratar-se este o começo da trilha ao cume do Morro da Pedra.

PictographBeach Altitude 18 ft

3ª Pedra

Costão Rochoso de Itapoá, composto por três "picos" sucessivos e uma ilha rochosa. Supostamente um ponto de surfe, embora não houvessem boas ondas neste dia/horário.

Trapiche - Vila da Glória

A Vila da Glória é uma pequena comunidade de turistas e pescadores. Possui um grande trapiche que proporciona belo visual da Baía da Babitonga e passeios de barco.