Taipus de Dentro até Ilha Pedra Furada

Photo ofTaipus de Dentro até Ilha Pedra Furada Photo ofTaipus de Dentro até Ilha Pedra Furada Photo ofTaipus de Dentro até Ilha Pedra Furada

July 18, 2014
July 2014

near Campinho, Estado da Bahia (Brazil)

A Baía de Camamu, terceira maior do Brasil e maior em profundidade, esta baía abriga uma variedade de ilhas de todos tamanhos, além de praias, florestas e manguezais ainda bem preservados. Apesar de ser uma baía de grande profundidade, ela oferece ótimas condições para velejar devido as ventos bastante favoráveis para essa atividade.
De barco é o melhor meio de transporte para descobrir este paraíso ainda pouco explorado pelo turismo. Pode-se alugar uma lancha rápida ou um barco nos portos de Barra Grande, Porto do Jobel e de Camamu. Saímos do Porto do Jobel e o início desta rota foi Taipus de Dentro,durante a temporada turística, escunas organizam passeios para grupos. O passeio pela Baía de Camamu deve começar pela manhã, para aproveitar melhor o dia.
Paramos na a Ilha do Goió, é parada obrigatória possui lindas praias desertas e manguezal. Seguimos em direção a Ilha da Pedra Furada e passamos pelo povoado de Campinho é conhecido pela casa onde Antoine de Saint-Exupéry se hospedou na década de 1930. Por ter águas muito profundas, o local chegou a ser cogitado para construção de um porto industrial, que acabou sendo transferido para Ilhéus. As águas calmas e límpidas, cercadas de recifes e repletos de peixes, fazem de Campinho um dos melhores lugares da região para prática do mergulho. Chegamos na Ilha Pedra Furada, deve seu nome a uma rocha cavada pela erosão. A ilha é bem pequena. Possui uma fonte natural e uma praia com águas cristalinas. Ali funciona um único restaurante servindo comida típica, estava fechado.