JANGADEIROS - PELOTAS

September 6, 2021
September 2021

near Tristeza, Rio Grande do Sul (Brazil)

Compramos o Calmaria em Porto Alegre, após realizarmos vários passeios para conhecer a região de Porto Alegre e testar o barco, chegou o dia de trazer o Calmaria para a sua nova morada (Pelotas – RS).

Contei com a companhia da minha esposa e do meu amigo Ivan, como nenhum de nós conhecia este trajeto, esta navegada foi um desafio para todos nós, estudamos as cartas da laguna dos Patos para tentar conhecer um pouco mais sobre a região, seus abrigos, lugares de risco a navegação e etc..

Resolvemos então que iríamos navegar preferencialmente durante o dia. Saímos do clube Jangadeiros em torno das 12:00 navegamos por mais ou menos três horas e meia chegando ao farol do Itapuã decidimos passar a noite na praia do sitio esperando que no dia seguinte estivesse com menos vento.

Como estava previsto o vento amainou durante a madrugada, partimos então da praia do sitio no dia seguinte por volta das 04:00 hs com objetivo de pernoitar na barra falsa do Bojuru. Chegamos na barra falsa do Bojuru por volta das 16:00 hs e como eu tinha colocado no GPS do barco as coordenadas do canal de acesso a barra falsa, conseguimos entrar até próximo de uns silos ficando em uma condição excelente para passar a noite.

No dia seguinte partimos em direção ao nosso destino final Pelotas – RS .