HONDURAS PARA EL SALVADOR

Very difficult
June 18, 2023

near Barrancones, Choluteca Department (Honduras)

Travessia em um barco de borracha, um Zodiac com um motor de popa de 6 hp. Saindo da fazenda de camarões Granjas Marinas del Sur, na praia de Punta Raton, em Choluteca - Honduras para a praia de La Union em El Salvador, fazendo essa travessia em 2 vezes, sendo uma dessas a noite.
Essa aventura foi sem bussola nem celular, ja que em 1979 ainda não existia celular nem navegação por GPS.
Nesse periodo eu era gerente de barcos da fazenda de camarões e estava com um barco em Dry Dock no estaleiro em La Union..
Nesse ano, Honduras estava sem relações diplomaticas com El Salvador por causa de uma briga de futebol entre os 2 países.
Para chegar por terra e avião era um longo trajeto. Saindo de Choluteca ate a capital de Honduras para um voo ate a Guatemala. Pernoitava na capital, Guatemala City e utilizava outo voo até San Salvador.
Pernoitava no hotel e alugava um carro para dirigir ate a praia de La Union onde era o estaleiro. Apos inspecionar o trabalho no barco do meu departamento, um Desco Marine de 74 pés, de madeira, fazia esse mesmo trajeto ate a fazenda onde morava. Custo muito elevado alem das passagens aereas tinha os hoteis 5 estrelas.
Consegui autorização para entrar no país El Salvador sem usar imigração, porque tinha conhecido o comandante da guarda costeira para fazer esse trajeto.
Para mim foi a maior aventura da minha vida, principalmente o trajeto noturno.