Fortaleza De Sto Amaro da Barra Grande E Praia Do Sangava – Santos / SP

Photo ofFortaleza De Sto Amaro da Barra Grande E Praia Do Sangava – Santos / SP Photo ofFortaleza De Sto Amaro da Barra Grande E Praia Do Sangava – Santos / SP Photo ofFortaleza De Sto Amaro da Barra Grande E Praia Do Sangava – Santos / SP

38 minutes
February 27, 2023
February 2023

near Santos, São Paulo (Brazil)

Passeio Histórico-Cultural, de contemplação e relaxamento. Dia de sol e mar.

Locomoção realizada de barco, saindo da Ponte Edgard Perdigão, na Ponta da Praia, Santos.
>> A ponte trata-se de um ponto de partida (Terminal), das escunas turísticas e atracadouro de embarcações pesqueiras e das que fazem a travessia para as praias do Góes e de Santa Cruz dos Navegantes, em Guarujá. Endereço - Avenida Almirante Saldanha da Gama, s/n.

A nossa travessia foi realizada para uma visita a Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, e posteriormente, também de barco, nos direcionamos para a Praia do Sangava.

>> Vale ressaltar que é perfeitamente possível realizar o trajeto á pé da Fortaleza até a Praia do Sangava, contornando a encosta.

>> Também é possível chegar até a Fortaleza através de Santa Cruz dos Navegantes (Guarujá), passando pela comunidade. As embarcações que saem de Santos até Santa Cruz tem preços muito mais acessíveis e horários regulares, mas optamos por uma particular porque queríamos dar uma esticadinha em Sangava.

SOBRE A FORTALEZA DE SANTO AMARO DA BARRA GRANDE

Vale muito conhecer! O monumento foi construído no século XVI para proteger a Vila de Santos contra das invasões piratas. Hoje, a Fortaleza da Barra Grande é aberta ao público e funciona como um museu histórico.
De lá tivemos o privilégio de avistar a grandiosa orla de Santos, em meio a canhões construídos em 1584, e réplicas perfeitas de embarcações do período colonial feitas pelo artista Guy Christian Collet, e ainda fomos agraciados pela amabilidade e doces rimas do monitor/cordelista Ivan Di Ferraz, que muito bem nos acolheu e enriqueceu a nossa jornada!
A fortaleza foi reconhecido em 1964 como Patrimônio Histórico Nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Atualmente é administrada pela Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, em consonância com o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (CONDEPHAAT) e com o IPHAN.

(A entrada é gratuita, horário de funcionamento de domingo é das 10h ás 15h. Não abre ás segundas-feiras.)

SOBRE A PRAIA DO SANGAVA

Acesso por trilha passando pela Praia do Góes, ou por embarcação. Não oferece estrutura para turista. Tende a ficar cheia aos finais de semana, lugar preferido para lanchas. Praia possui pequena faixa de areia, no entanto, na parte de cima é bem arborizada e tem um descampado. Tem bica de água doce o que favorece o campismo no local.

Preserve a natureza, leve seu lixo de volta! ;)

PictographMonument Altitude 15 ft
Photo ofFortaleza De Sto Amaro da Barra Grande Photo ofFortaleza De Sto Amaro da Barra Grande Photo ofFortaleza De Sto Amaro da Barra Grande

Fortaleza De Sto Amaro da Barra Grande

Capelinha

O mosaico Vento Vermelho, criado em 1997 por Manabu Mabe, é a última obra desse artista, com 20 metros quadrados.

PictographMuseum Altitude 40 ft

Museu Histórico

Réplicas de embarcações do período colonial feitas pelo artista Guy Christian Collet.