Balsa da Carretera Austral a Puerto Natalles (CHILE)

Photo ofBalsa da Carretera Austral a Puerto Natalles (CHILE) Photo ofBalsa da Carretera Austral a Puerto Natalles (CHILE) Photo ofBalsa da Carretera Austral a Puerto Natalles (CHILE)

one day 16 hours one minute
one day 19 hours 18 minutes
August 28, 2023
August 2023

near Río Bravo, Aysén (Chile)

Balsa que possibilita a saída da Carretera Austral pelo Sul seguindo 700 km por mar até Puerto Natalles, cidade próxima ao parque Torres Del Paine.

OPORTUNIDADE: Quem faz a carretera austral até o seu final, e deseja continuar rumando ao sul pela patagonia tem que voltar pela mesma estrada até encontrar os pasos fronteirizos a oeste que nesta região são bastante desafiadores, como é o caso do Paso Mayer e tbem o Paso Roballos. Porém estes caminhos nem sempre estão abertos ou transitaveis ao longo do ano. O que faz com que viajantes, na maior parte das vezes, sejam obrigados a retornar por um caminho mais distante ainda, acessando a Argentina somente pelo Paso Jeinimeni em Chile Chico por ser uma fronteira mais tranquila. E a partir dali seguirem rumo ao sul da Argentina.
Ao fazer de balsa esse trajeto o viajante alia essa possibilidade de continuar rumando ao Sul no final da carretera austral e ainda conhecer novas paisagens da região, como enormes fiordes Patagônicos, alguns com aproximadamente 1000 metros de altura nos estreitos que a balsa cruza. Pode-se ainda visitar (descer pra dar uma volta a pé) a Caleta Tortel e Puerto Éden, que são cidades quase isoladas na região patagonica.

LOCAL EMBARQUE: Puerto Yungay na Caleta Yungay. Diversas embarcações fazem o uso desse pequeno porto, principalmente para atendimento às necessidades dos moradores da região. É o caso dessa balsa, que não é turística. Transporta principalmente, materiais, suprimentos e passageiros locais entre as comunidades da região.

HORÁRIO: Essa balsa faz esse trajeto somente uma vez por semana, saindo todos os sábado às 20:00 horas, com horário de embarque algumas horas antes que é informado na compra das passagens.

PERÍODO EMBARCADO: 40 horas contemplando dois pernoites, podendo variar de acordo com as condições metereologicas e de navegação que é bastante instável nessa região.

TARIFAS (ref: ago/23): importante ressaltar que como não é um barco com finalidades turísticas, estrangeiros pagam valores bem superiores aos moradores locais. São duas taxas, uma para o carro, que é medido na hora do embarque, e outra para os passageiros que deve ser comprada antecipadamente:
Carro: R$ 730 (123.000 pesos chilenos) pelo troller com 4.5 m de comprimento.
Passageiro: R$ 900 (152.000 pesos chilenos) por pessoa
Obs: os chilenos pagam 1/4 desses valores

ONDE COMPRAR: As passagens podem ser compradas presencialmente na Caleta Tortel ou online no site da empresa TABSA. Deve-se comprar com antecedência, PORÉM o carro só pode ser pago na hora, pq tem que medir. No barco conseguimos pagar com cartão de crédito, mas o indicado é levar em dinheiro, pois o acesso de rede, mesmo da tripulação, é instável.

ACOMODAÇÕES: semelhante à um ônibus de passageiro convencional, com tv, ar condicionado, poltronas confortáveis. O diferencial é que tem duchas quentes (em espaço minúsculo de aproximadamente 1m2 - vá de chinelo) e 3 refeições todos os dias (bem simples).

CONECTIVIDADE: Não tem WI-FI e não conseguimos nenhum sinal de Internet/celular ao longo de todo trajeto para uso particular.