Volta das Ilhas 01 - 09/05/2015

15.69 nm
June 18, 2016
May 2015

near Jardim America, Paraíba (Brazil)

Condições de navegação:
O início da remada foi tranquila mesmo remando contra a maré. Porém, durante a travessia para chegar a Ilha de Stuart, pegamos águas muito agitadas e aumentou ainda mais quando chegamos no rio Tiriri que separa a Ilha de Stuart (IS) da Ilha Tiriri. As água ficaram, entretanto, muito tranquilas quando contornamos a Ilha de Stuart e passamos a navegar no Rio da Ribeira na margem Oeste da IS.

Devido à altura da maré, na volta, tivemos que se afastar cerca de 800 m da praia no lado norte da Ilha da Restinga (IR). Mesmo assim encalhamos para contentamento de estar no meio da foz do Rio Paraíba. Durante a remada pelo lado Leste da Ilha da Restinga, até chegarmos na costa de Cabedelo, pegamos novamente vento contrário e águas muito agitadas. Porém, navegamos quase que num tapete quando atingimos a costa de Cabedelo.

Foi uma remada muito cansativa, talvez pelo fato de termos pego águas muito agitadas e, no final, remando contra o vento. Por outro lado, é uma região muito bonita para ser feita com caiaques. Cuidado especial quando parar nos poucos lugares possíveis para descanso porque os insetos tentarão picar com uma ferocidade muito grande.

PictographBeach Altitude 3 ft

Jacaré

Praia de Jacaré

PictographBeach Altitude -7 ft

PictographBeach Altitude -20 ft

Banco da Restinga

Banco Restinga - Na maré baixa forma um banco de areia fofa em que o pé afunda um pouco ao apoiar.