Activity

Turismo Histórico/Cultural Recanto do Balseiro (Itá) a Casa do Pastor (Aratiba)

Download

Trail photos

Photo ofTurismo Histórico/Cultural Recanto do Balseiro (Itá) a Casa do Pastor (Aratiba) Photo ofTurismo Histórico/Cultural Recanto do Balseiro (Itá) a Casa do Pastor (Aratiba) Photo ofTurismo Histórico/Cultural Recanto do Balseiro (Itá) a Casa do Pastor (Aratiba)

Author

Trail stats

Distance
19.64 nm
Elevation gain
1,791 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
1,791 ft
Max elevation
1,464 ft
TrailRank 
51
Min elevation
1,079 ft
Trail type
Loop
Coordinates
1688
Uploaded
October 9, 2022
Recorded
October 2022
Be the first to clap
Share

near Itá, Santa Catarina (Brazil)

Viewed 255 times, downloaded 1 times

Trail photos

Photo ofTurismo Histórico/Cultural Recanto do Balseiro (Itá) a Casa do Pastor (Aratiba) Photo ofTurismo Histórico/Cultural Recanto do Balseiro (Itá) a Casa do Pastor (Aratiba) Photo ofTurismo Histórico/Cultural Recanto do Balseiro (Itá) a Casa do Pastor (Aratiba)

Itinerary description

Percurso da travessia realizada com caiaques turismo/oceânico na rota de disseminação histórica do vale do rio Uruguai, nos municípios de Itá (SC) e Aratiba (RS).

Saída do Recanto do Balseiro de Itá, onde o remador poderá visitar o Museu do Balseiro de Itá. Contém no acervo peças, artefatos, memórias e histórias dos Balseiros do Rio Uruguai. Classe de trabalhadores do ciclo econômico da exploração da madeira, entre 1920 a 1970. Os balseiros extraiam madeiras (cedro, canjerana, canela, angico), movimentavam as toras até a margem do rio, onde eram construídas balsas rusticas. A viagem dessa madeira, tinha destino São Borja, no Rio Grande do Sul, onde eram comercializadas com os argentinos. A viagem tinha 570km de navegação, sendo realizada sem paradas, levando em média 8 dias de viagem. O maior perigo aos balseiros era a transposição do Salto de Yocumã (ou Moconá, como os Argentinos conhecem), localizado nas intermediações do Parque Estadual do Turvo, em Derrubadas, RS. O salto somente era possível de ser transposto nos meses de vazões de enchente, onde o Salto de Yocumã permanecia submerso.

Visite o Recanto do Balseiro de Itá:
https://www.instagram.com/recanto_do_balseiro/
https://www.facebook.com/recantodo.balseiro.5

Concomitante a atividade dos balseiros, ocorreu o processo de migração e imigração de alemães, teuto-brasileiros, italianos, ítalo-brasileiros e poloneses para as terras devolutas e não ocupadas. Essa colonização se deu via permissão dos governos estaduais do RS e SC e do governo federal a empresas colonizadoras gaúchas a venderem e incentivarem a vida desses colonos às atuais cidades de Concórdia, Itá, Seara, Arabutã, Mariano Moro, Aratiba e Severiano de Almeida. Temporalmente tudo isso ocorreu após 1916, com o término do conflito da Guerra do Contestado. Todo o fluxo migratório era advindo do Rio Grande do Sul, e a nova cidade de Erechim, fundada em 1908 era o centro da modernidade para a região. A Ferrovia São Paulo - Porto Alegre, mais precisamente as estações de Barro (atual Gaurama, RS) e Marcelino Ramos (RS) proveram o acesso desses imigrantes.

Nesse contexto, costumes, culturas, modos de viver desses imigrantes integraram ao novo e hostil solo adquirido, porém, sem a infraestrutura prometida pelas colonizadoras e totalmente negligenciado pelo poder estatal. A fé não era diferente. E muita da população teuta declaravam a fé luterana. Tinham a igreja como fonte de provimento de escola para as crianças e apoio espiritual.

No extremo dessa rota, temos o exemplo desses fragmentos de memória da comunidade de Linha Sarandi, onde em 1935 foi edificada a Casa do Pastor Evangélico Luterano Hans Idrich Krause, que atendia as comunidades rurais de Aratiba e também as comunidades luteranas em Itá e nas regiões lindeira ao rio Uruguai.

Devido a construção da UHE Itá e a inundação do reservatório, a comunidade ficou submersa, sendo a Casa do Pastor realocada para a atual localização. Da antiga comunidade de Barra do Sarandi, permaneceu a antiga Igreja Luterana, que ficou às margens da cota do reservatório, sendo acessível de caiaque para visitação.

Essa travessia proporciona a vivência com a natureza, a prática da canoagem, a valorização do patrimônio arquitetônico e a memória regional.

Waypoints

PictographCampsite Altitude 1,237 ft
Photo ofAlma da Mata Turismo Rural Photo ofAlma da Mata Turismo Rural

Alma da Mata Turismo Rural

Parada para almoço. Local consta com área de camping. https://www.facebook.com/almadamata

Photo ofCasa Pastor Photo ofCasa Pastor Photo ofCasa Pastor

Casa Pastor

Detalhes sobre a casa, vide descrição dessa trilha

PictographPhoto Altitude 1,434 ft
Photo ofAntiga casa de colonos alemães

Antiga casa de colonos alemães

PictographRuins Altitude 0 ft
Photo ofAntiga Igreja Luterana da Barra do Sarandi Photo ofAntiga Igreja Luterana da Barra do Sarandi Photo ofAntiga Igreja Luterana da Barra do Sarandi

Antiga Igreja Luterana da Barra do Sarandi

PictographPhoto Altitude 0 ft
Photo ofCachoeirinha da Raba Photo ofCachoeirinha da Raba

Cachoeirinha da Raba

PictographPhoto Altitude 0 ft
Photo ofMirante Photo ofMirante

Mirante

Vista do rio afluente do rio Uruguai que inundou a comunidade de Linha Sarandi

Comments

    You can or this trail