Travessia Natividade da Serra - Paraibuna (Caiaque e Canoa Canadense) 1º dia

Photo ofTravessia Natividade da Serra - Paraibuna (Caiaque e Canoa Canadense) 1º dia Photo ofTravessia Natividade da Serra - Paraibuna (Caiaque e Canoa Canadense) 1º dia Photo ofTravessia Natividade da Serra - Paraibuna (Caiaque e Canoa Canadense) 1º dia

12.24 nm
June 25, 2023
June 2023

near Natividade da Serra, São Paulo (Brazil)

Travessia com o total de 24Mn (ou aprox 45kms) que idealmente deve ser feita em dois dias para se aproveitar a paisagem e uma noite de camping selvagem.

Pegamos dois dias sem vento - que pode ser relativamente forte por lá, com sol, temperatura agradável e água extremamente lisa. Muito fácil e gostoso de remar.
O mais complicado é mesmo a ORIENTAÇÃO em razão das características topográficas da REPRESA DE PARAIBUNA, com muitos braços e reentrâncias que podem facilmente confundir. O ideal é não confiar só no GPS - que sempre pode falhar - e levar um mapa em papel mantendo o acompanhamento da navegação/orientação (foi assim que fizemos).

Poucas construções e, pelo que notamos, nenhum apoio na rota (marinas, ranchos, pousadas, etc) no roteiro. Por isso mesmo, pouco movimento de embarcações.

IMPORTANTE: Para o acampamento, que pode ser em uma ilha próximo à metade do caminho (no nosso caso foi no final desse track log), deve-se ir preparado para acampar em barraca ou rede, pois na predominantemente os barrancos são bastante inclinados. Se acampar em rede é crucial uma tarp (cobertura) pois é extremamente úmido e tudo fica molhado com o sereno - mesmo durante os meses mais secos.

Logística com veículos: Chegamos na noite anterior à remada em Redenção da Serra e ficamos na Pousada Paraiso Redenção da Serra ((12) 99709-4837) onde a proprietária, Marlene, foi extremamente solícita e disposta a resolver todas as nossas demandas. Sendo assim, no dia da partida fomos até Natividade da Serra (19 kms de distância), descemos os barcos e as tralhas e retornamos com os carros, deixando-os estacionados na Pousada que fica muito próximo ao ponto de finalização da remada. A Marlene nos levou (pagamos o combustível) para os barcos novamente e assim ficou tudo resolvido.

OBS.: QUANDO FIZEMOS ESSA TRAVESSIA A REPRESA ENCONTRAVA-SE BEM CHEIA!