Photo ofSambaquis do Godo, Furado do Sambaqui e da Guanxuma, de e até o Cabral, em Antonina PR Photo ofSambaquis do Godo, Furado do Sambaqui e da Guanxuma, de e até o Cabral, em Antonina PR Photo ofSambaquis do Godo, Furado do Sambaqui e da Guanxuma, de e até o Cabral, em Antonina PR

10.4 nm
December 9, 2023
August 2023

near Bairro Portinho, Paraná (Brazil)

Mauro, André e eu, do coletivo Rios de Antonina fomos até o vale dos Sambaquis do Godo, em córrego que deságua no Rio Xaxim, também chamado de Curitibaiba por moradores locais, em seu trecho final. Fomos do Portinho ate a foz do Xaxim, rumo a oeste e depois ao norte. Próximo ao Xaxim, passamos por um último canal de maré, que também é um furado, do sambaqui, mas a maré ainda estava baixa, e optamos por ir até a foz. Cambamos a bombordo, e seguimos à montante até o corrego. A literatura que encontramos lista nove sambaquis nas margens deste córrego. Subimos até o chamado Sambaqui do Godo. Tentamos contornar uma ilha, mas a vegetacao nao permitiu. Ao retornar, varamos pelo furado, pois a maré já estava alta o suficiente, e seguimos pelo Cacatu, à jusante. Cambamos a boreste no meio da grande curva final, e seguimos pelo furado da guanxuma até o rio Curtume, que seguimos até sua foz, passando antes pela foz do rio tucunduva. Fechamos o passeio no Portinho do Cabral.