Rio Gramame - Intermares - 26-11-2017

Photo ofRio Gramame - Intermares - 26-11-2017 Photo ofRio Gramame - Intermares - 26-11-2017 Photo ofRio Gramame - Intermares - 26-11-2017

19.22 nm
March 23, 2018
November 2017

near Cuiá, Paraíba (Brazil)

Esta remada teve alguns pontos que merecem ser destacados. Os caiaques entraram no rio próximo das nove horas. Nesse dia, domingo, estava ocorrendo um encontro de caiaques organizado pelo pessoal de João Pessoa. Eram esperados quase 60 caiaques. Na ponte da PB008 já estava começando a concentração e resolvemos partir o mais rápido possível. O rio ainda tinha correnteza, relativamente forte, no sentido contrário à remada. No trecho do rio, podemos citar duas causas que fizeram com que a velocidade fosse abaixo do esperado, foram eles: efeito da maré alta e algumas paradas para regulagem dos lemes dos caiaques de Igo e Victor. Almoçamos na Barra de Gramame em virtude da hora. Virei o Epic V5 assim que entrei no mar; uma onda forte e alta pegou um pouco na lateral do caiaque e não tive como evitar a virada, quase que de imediato, reentrei e consegui dar continuidade ao passeio. Igo e Victor não tiveram problemas para sair do rio e entrar no mar. Após 10 minutos (12h40), já próximo ao lado norte da Barra, Victor virou seu caiaque e teve a nossa ajuda para reentrar e tirar água do caiaque. Esse problema levou quase 6 minutos e ficamos a deriva por quase 120m. Fizemos uma parada de descanço na Praia da Penha e depois seguimos direto para Intermares.
O trecho entre Barra de Gramame e Ponta de Jacarapé foi muito complicado devido às condições do mar. Depois disso ficou tranquilo. Foi um total de 37,9km em ~7,5 horas.