Quebra Potes

9.85 nm
August 22, 2020
August 2020

near Estrada Nova, Pará (Brazil)

Quebra Potes
Um treino rápido, saindo da guarderia as 6:30 da manhã deste sábado, fazendo a dupla com o Emanuel e o Léo e o Lucas em caiaques individuais.
Águas tranquilas, ainda na vazante. Atravessamos o Guamá rumo ao extremo da ilha do Combu, onde encontra as águas do Rio Acará, já em sua foz. Percorremos os 4 km deste trecho em diagonal, até alcançar o final do Furo do Benedito, águas que separam a ilha do continente, agora remando contra a maré, subindo o rio.
Buscando sempre às margens, a procura das sombras da floresta. O sol já a esta hora, já se faz forte.
O Benedito é um braço, do Guamá, só que bem mais estreito, em média 600 mt de largura. O problema de andar muito próximo às margens, são as ondas de rebentação formadas pelo forte tráfego das embarcações.
Entramos no Furo da Paciência e logo em seguida fizemos uma parada, para um lanche rápido.
Este trecho tem pouco mais de dois km, e é bem mais estreito.
Prosseguimos até chegar num dos lugares mais bonitos... No outro extremo do Paciência, no centro de toda esta mata, surge a cidade de Belém!
É hora de fazer a travessia de volta. Sempre um momento que preocupa um pouco. A maré virando, no início da Preamar.
São 2,2 km até chegar na Marina.
Uma remada mais forte e concluímos nosso passeio, desta vez com uma extensão de 18 km, percorrido em duas horas e quarenta minutos.
Participaram também, os amigos Emanuel, Léo e Lucas.
Remar em turma, é sempre mais tranquilo!