Ilha do Sol e Ilha de Jurubaíba

5.71 nm
September 6, 2023
September 2023

near Porto Novo, Rio de Janeiro (Brazil)

Passeio de caiaque partindo da praia das Pedrinhas em São Gonçalo até as ilhas do Sol e Jurubaíba.

Saindo da praia das Pedrinhas leva-se aproximadamente 1h remando para chegar à Ilha chamada oficialmente de Tapuamas de Dentro, mas que foi rebatizada pela vedete Luz del Fuego como Ilha do Sol. Consta que essa ilha sediou o primeiro clube de naturismo do Brasil e que personalidades do cinema frequentaram essa ilha. Artistas como Brigitte Bardot, Steve McQueen e Lana Turner estiveram por lá.

Luz del Fuego viveu numa casa construída em sua ilha até 1967 quando foi capturada lá mesmo por dois comparsas e assassinada na mesma noite e teve seu corpo jogado na Baía de Guanabara junto com a do seu caseiro.

Ela foi uma dançarina muito famosa nos anos 50 e meados dos anos 60. Uma mulher considerada um ícone do feminismo brasileiro. Vale a pena conhecer a história dessa mulher (ver https://pt.wikipedia.org/wiki/Luz_del_Fuego).

Depois de explorar a ilha do Sol e conferir as ruínas da casa onde viveu Luz del Fuego, partimos rumo a ilha Jurubaíba, a cerca de 30 minutos a frente. Na ilha de Jurubaíba há moradores e um bar. Essa ilha é bastante frequentadora por pilotos de jetski e lanchas das redondezas de Niterói e São Gonçalo. Ilha muito bela.

Depois de descansar um pouco, regressamos para o continente.

ATENÇÃO:

- Antes de fazer essa aventura confira a previsão do tempo e a tábua de marés;
- Levar pelo menos 2L de água para cada um e lanches;
- Na ilha de Jurubaíba é possível comprar água e almoçar;
- Se for fazer essa aventura faça de manhã cedo;
- Há local para estacionar na praia das Pedrinhas, mas é bom chegar cedo em finais de semana, pois o local costuma ficar cheio com pessoas nos bares na orla.

Início de Ilha do Sol | Ilha de Jurubaíba | Caiaquismo | Strava

Praia das Pedrinhas

Estacionamento

Praia de São João

Ilha do Sol (Tapuamas de Dentro)