Activity

Ilha das Pedras Brancas (Presídio) – Remada

Download

Trail photos

Photo ofIlha das Pedras Brancas (Presídio) – Remada  Photo ofIlha das Pedras Brancas (Presídio) – Remada  Photo ofIlha das Pedras Brancas (Presídio) – Remada

Author

Trail stats

Distance
3.98 nm
Elevation gain
3 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
3 ft
Max elevation
30 ft
TrailRank 
35
Min elevation
0 ft
Trail type
One Way
Time
one hour 34 minutes
Coordinates
153
Uploaded
November 8, 2015
Recorded
November 2015
Be the first to clap
3 comments
Share

near Vila Assunção, Rio Grande do Sul (Brazil)

Viewed 997 times, downloaded 3 times

Trail photos

Photo ofIlha das Pedras Brancas (Presídio) – Remada  Photo ofIlha das Pedras Brancas (Presídio) – Remada  Photo ofIlha das Pedras Brancas (Presídio) – Remada

Itinerary description

O tempo passou e a vontade cresceu. Retornei para água. Fui para regata no mês passado, e enquanto embarcava no veleiro, lá no cantinho o caiaque ficou me olhando. Chamando baixinho... – Ei olhe para este lado. Vem para uma voltinha... Não atendi o chamado... Até o dia de hoje 08/11/15, um baita domingo de Sol sem vento. Parti cedo. As 7h da manhã eu já estava na beira do rio Guaíba. Vencidos os trâmites variados, consegui partir ás 8h em direção a Ilha das Pedras Brancas, também conhecida como ilha do Presídio. A ilha tem este nome por ter abrigado um presídio político no tempo da ditadura. Hoje esta estrutura esta desabitada e desabando. Uma lástima.
Saindo da Vila Assunção, já é possível ter a visada da ilha. Basta colocar o bico de proa na direção dela e remar. O dia perfeito, sem vento e sem ondas. Meu velho caiaque tem o fundo chato, o que o torna muito instável em aguas agitadas.
Remada tranquila, em menos de meia hora venci o trajeto de 3km até a ilha. Uma alegria. É impressionante, mas somente o fato de chegar ao objetivo, a ilha me fez abrir um largo sorriso, mesmo já tendo feito esta travessia inúmeras vezes. Note que não é preciso ser o “Rambo” para realizar esta travessia. Basta um pouco de preparo físico, um colete salva-vidas, uma garrafa de água e vontade. Não sou um remador costumaz.

Mais informações visite o link abaixo:

View more external

Comments  (3)

  • Photo of felipe dal piva
    felipe dal piva Dec 17, 2018

    Olá!
    estou iniciando nos esportes aquáticos e queria saber se é tranquilo fazer esta rota de caiaque inflável.
    Abraços!

  • Photo of julianobonotto
    julianobonotto Dec 17, 2018

    Olá Felipe,

    Desconheça tal tipo de embarcação (caiaque inflável), nunca utilizei uma deste modelo. Você vai ter de pesquisar junto ao fabricante as limitações desta. Se o seu uso é indicado apenas para águas abrigadas, próximo da margem, ou se permite explorações distantes da margem.

    Caso resolva empreender nesta jornada, não esqueça de usar um colete salva-vidas. Avise algum contato da sua intenção de remar até a ilha, e quando vai retornar. isto para que no caso de um infortúnio, possam resgatá-lo.

    O Rio Guaíba tem lá seus caprichos, escolha um dia com pouco vento, desta forma não vai ter de enfrentar ondas, que podem desestabilizar ou inundar a sua embarcação.

    Faça um teste físico também, veja se consegue remar 6km sem parar. Este é a distância aproximada que você vai percorrer.

    Obs. Saber nadar também considero fundamental.
    E o seu autocontrole, em situações de perigo real, como você reage? Entra em pânico ou mantém a calma (dentro do possível) buscando uma saída para uma situação inesperada?
    Se for possível, convide alguém para ir com você.

    Abraço e boa sorte, seja qual for tua decisão.
    E visite o site www.tritrilhas.com
    Na área contato você encontra meu e-mail, caso queira mais informações.

  • Photo of ggasparetto
    ggasparetto Oct 15, 2019

    Show de bola!

You can or this trail