Activity

Circuito Ilha do Combu II

Download

Trail photos

Photo ofCircuito Ilha do Combu II

Author

Trail stats

Distance
9.61 nm
Elevation gain
43 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
43 ft
Max elevation
12 ft
TrailRank 
24
Min elevation
-29 ft
Trail type
Loop
Moving time
2 hours 46 minutes
Time
2 hours 53 minutes
Coordinates
3029
Uploaded
February 15, 2020
Recorded
February 2020
Share

near Estrada Nova, Pará (Brazil)

Viewed 29 times, downloaded 2 times

Trail photos

Photo ofCircuito Ilha do Combu II

Itinerary description

Saímos do Marine Club as 7:30, um sábado, em direção ao extremo oeste da Ilha do Combu, atravessando o Rio Guamá, bem em sua foz, fazendo uma diagonal de 4,00 km. Com uma certa dificuldade, pois éramos jogados “rio abaixo” e não era esse o nosso curso! Já bem próximo de nosso primeiro objetivo, tivemos que diminuir um pouco nosso ritmo, pois uma balsa subindo o rio, transportando carros e caminhões estava muito próximo, e nós em sua rota. Passou bem a nossa frente, sentido transversal, deslocando um volume grande d’água, formando grandes ondas que tínhamos de transpor! Chegando ao extremo da ilha, começamos o retorno pelo outro lado. Aqui o Guamá toma um outro nome, é o Furo do Benedito, bem mais estreito, com uma largura média de 500 mt. e iríamos fazer aproximadamente 9 km com a correnteza contra. Embora um pouco mais fácil do que o Guamá, exigiu muito esforço, mesmo procurando remar próximo a margem que fica a bombordo. As ondas formadas pelas dezenas de embarcações que aqui navegam, vem “quebrar” na costa, junto aos manguezais, fazendo um constante sobe/desce. A excelente estabilidade do barco, supera tranquilamente, tornando um atrativo essa navegação. Uma curiosidade é a vegetação existente, em todo o seu perímetro não é possível aportar, a não ser utilizando os trapiches das casas ribeirinhas. Os manguezais estão presentes em todo o seu contorno. As marés com seu ciclo a cada seis horas, sobem e descem uma média de três metros de altura. Estamos num caíque duplo, 6,80 mt de comprimento e meu companheiro na remada é o Emanuel, já bem experiente. Quase não conversamos, concentrados somente nas remadas, constantemente. Mínimas pausas para beber uma água! O clima ajudando, céu encoberto, escondendo o sol fustigante aqui do Pará. Mesmo assim, queima!
Estamos já chegando ao fim desta etapa e a nossa esquerda está o “Furo da Paciência”, um canal já bem mais estreito, 40/50 mt. e que fica no outro extremo da ilha, fazendo a divisa com a Ilha do Murucutu. A dificuldade maior é o intenso tráfego aqui existente, já que é uma rota de embarcações de Belém para várias outras localidades. O movimento é nos dois sentidos, o caiaque “pula” constantemente, até chegarmos no outro extremo, já visualizando a cidade de Belém. Um pouco cansado, tínhamos pela frente a travessia 2,20 km, e a água bastante revolta! Uma pausa para uma limonada e vamos em frente. Falta pouco, o objetivo era baixar nossa média para esse percurso que estava em 8 km/hr.
Mas não foi possível, desta vez a maré, que dita o nosso desempenho, estava menos favorável. Durante toda a travessia nossa preocupação era a de não deixar o rio arrastar o caiaque, levando-o a um ponto mais abaixo de nosso desembarque, pois subir de volta seria muito fatigante! Conseguimos! Desde o início, remamos sem uma pausa sequer para descanso. O curioso que somente vou sentir a maresia, a noite, ao deitar! Na cama, sinto o balanço que nas águas aconteceu. Mais um percurso cumprido, e para isso é muito importante, em um caiaque duplo, a sintonia com o companheiro. Remadas sincronizadas e constantes.

Comments

    You can or this trail