Baia de Ganchos - Gov. Celso Ramos - SC - BR

Photo ofBaia de Ganchos - Gov. Celso Ramos - SC - BR Photo ofBaia de Ganchos - Gov. Celso Ramos - SC - BR Photo ofBaia de Ganchos - Gov. Celso Ramos - SC - BR

8.54 nm
-39 ft
February 17, 2021
February 2021

near Canto dos Ganchos, Santa Catarina (Brazil)

Baia de Ganchos - Gov. Celso Ramos - SC - BR

A denominação é comum a três localidades e pode confundir o visitante. A enseada de Ganchos povoou-se em função da pesca, distribuída em três núcleos: Ganchos do Meio (ao centro); Canto dos Ganchos (lado Oeste); Ganchos de Fora (avançando no mar). O Distrito foi criado em 1914, com sede em Ganchos do Meio, onde hoje está localizado o centro urbano de Governador Celso Ramos e o núcleo administrativo - prefeitura e secretarias. É formado por baía repleta de embarcações, inclusive de grande porte apropriadas para captura de sardinha, camarão e outros. O mar compõe belo cenário em contraste com o verde das encostas e com o colorido dos barcos de pesca, que podem ser apreciados nos banquinhos dispostos na calçada da Avenida Ganchos.

Porque o Nome Ganchos ?
- O nome provavelmente foi sido criado pela visão de três baias consecutivas, dando cada qual o formato de um gancho. Essa é a hipótese mais concreta para o nome Ganchos.
- Uma outra hipótese é devido aos ganchos tirados das árvores para transportarem os pescados, carregados nas costas.
- Mas há antigos moradores que juram que o nome se deve a presença do famoso pirata "Capitão Gancho" que por aqui passou.

=====

Praia Ganchos do Meio

• Photo of Jucelinopdu
    Jucelinopdu Nov 29, 2021

Que legal essa navegação escolheu um ótimo percurso