Antonina / Portinho - Ilha Olaria - Portinho 13,4km - 2h07min

Photo ofAntonina / Portinho - Ilha Olaria - Portinho 13,4km - 2h07min Photo ofAntonina / Portinho - Ilha Olaria - Portinho 13,4km - 2h07min Photo ofAntonina / Portinho - Ilha Olaria - Portinho 13,4km - 2h07min

7.24 nm
April 25, 2016
April 2016

near Bairro Portinho, Paraná (Brazil)

A Baía de Paranaguá oferece várias alternativas de pequenos passeios. Neste, eu, minha filha Isabel e sua colega Helena fizemos 13,4 km de canoa canadense. Zarpamos do portinho, uma hora antes da maré cheia, pois era de lua, passamos à oeste Ilha do Corisco, ao norte da Ilha da Olaria e sul da Ilha do Lessa, so sul da Ilha do Duro, e retornamos ao Portinho. Para mais fotos, veja https://www.facebook.com/luizernesto.merkle/media_set?set=a.10209435469233340&type=3

• cleversonmrlima May 18, 2021

Para remar ali pela baia de ANTONINA é melhor com a mare enchendo ou esvaziando ?

• Photo of Luiz Ernesto Merkle
    Luiz Ernesto Merkle Sep 30, 2023

Cleverson,
    Desculpe a longa demora.
    O inteterior da baía é bastante sujeito às marés, mas também tem bastante influência dos vários rios que desaguam na região (Cachoeira, Cacatu, Xaxim, Curitibaíba, Nunes, Meio, Faisqueira, Nhundiaguara, Sapitanduva e outros. Então é importante que você analise o seu destino, se vai dar uma volta, se de dia, quando o vento geralmente entra do mar, e com mais força a tarde, ou a noite noite, no terral que sai da costa. No interior há muitos baixios, devido ao assoreamento, mas também há furados, que atravessam pelos manguezais e que apenas a população local conhece, e apenas nas marés mais próximas à preamar (cheia).
    Me desculpe a complicação. Se você tem um barco pequeno, o vento pode ser forte a tarde, e se estiver navegando em áreas mais abertas. pode encrespar, então exige cautela. Procure então, caminhos mais abrigados e a favor da maré, que vai ser menos cansativo. Em barcos maiores, procure uma imagem que dê para visualizar os baixios, que podem ser grandes ao redor de ilhas e em alguns rios. O Rio Cahoeira, por exemplo, no canal a bombordo a jusante (a direita de quem desce) tem bastante, por exemplo. Se o barco é maior, vale para quem não conhece, contratar um serviço de guia, para evitar contratempos. Não é todo lugar que a telefonia móvel chega, mesmo em rios mais próximos.