Photo ofAntonina - Feiramar Quatinga e volta, via furado de Guamiranga de Baixo e contorno da ilha, sul da ilha das rosas, ... Photo ofAntonina - Feiramar Quatinga e volta, via furado de Guamiranga de Baixo e contorno da ilha, sul da ilha das rosas, ... Photo ofAntonina - Feiramar Quatinga e volta, via furado de Guamiranga de Baixo e contorno da ilha, sul da ilha das rosas, ...

12.59 nm
April 15, 2023
April 2023

near Antonina, Paraná (Brazil)

Cuidado, esta rota exige maré cheia, e paciência para cruzar o furado pelo manguezal. Este furado possui diferentes denominações, dentre as levantadas junto à comunidade, (a) furado, (b) rio da olaria, (c) araçauva. Ele passa entre Ilha de Guamiranga de Baixo e o continente, percorrendo um trecho de fronteira da Reserva Biológica Bom Jesus. Parte do trecho do manguezal tem bastante árvores de mangue, e em algumas partes, exige manobras. Navega-se sob as copas das árvores e serpenteando entra as suas raízes. Embora seja um trecho curto de manguezal mais fechado, não tente varar o furado na vazante ou em maré baixa. Pode-se não passar, ou ficar retido por algumas horas. A rota como um todo não é difícil, e percorre águas abrigadas, exceto ao cruzar a baía. A dificuldade reside em saber quando é apropriado passar, às manobras e ao calado. Planeje, respeite os horários da maré, e não adentre na Reserva Biológica Bom Jesus, pois reservas biológicas só permitem a entrada com autorização e para fins educionais e de estudo. Contate o ICMBIO. Por se tratar de uma reserva biológica, não são permitidas atividades outras que não sejam as de conservação, recuperação, e se supervisionadas e autorizadas educacionais e de pesquisa.

Zarpamos do trapiche em frente à praça Feiramar em Antonina.

Vista do morro feiticeiro, rumo ao braço esquerdo do Rio Faisqueira, que forma a Ilha das Rosas

A montante na foz do Rio Faisqueira. Barco de pesca

Contornamos a Ilha das Rosas. Na imagem, a ilha da barquinha, que fica proximo ao furado q forma a olha de guaramiranga de baixo, à bombordo.

PictographIntersection Altitude -0 ft

Muita cautela em tentar passar neste furado, de oeste para leste. Passa apenas com maré alta, e mesmo assim tem bastante arvores na parte mais fechada, exigindo manobras, e as vezes retornos de ré ou manobras. Nao temos registros.

Paramos em um pequeno porto, que leva à algumas casas. Mas não nos aproximamos.

Em alguns mapas encontra-se estas ilhas também grafadas como guamiranga, guaramiranga, e guarimanga (1870), e exceto a ilha guamiranga de fora, as de baixo e de dentro apontam para diferentes ilhas. Apenas uma consulta aos e às habitantes locais devem sanar esta imprecisão. Idem para este furado, que também é rotulado de rio da olaria, rio feiticeiro e rio do furado.

rio do meio.

Canal entre aguaramiranga de dentro e ponta grossa

Seu Celso em sua canoa a motor.

Cruzando a baía de volta. CUIDADO com os baixios, pois pode encalhar. Passamos raspando.