Activity

Vila Velha de Ródão - PR1 VVR - Rota das Invasões (ITCEN024 - b)

Download

Trail photos

Photo ofVila Velha de Ródão - PR1 VVR - Rota das Invasões (ITCEN024 - b) Photo ofVila Velha de Ródão - PR1 VVR - Rota das Invasões (ITCEN024 - b) Photo ofVila Velha de Ródão - PR1 VVR - Rota das Invasões (ITCEN024 - b)

Author

Trail stats

Distance
1.38 mi
Elevation gain
157 ft
Technical difficulty
Easy
Elevation loss
157 ft
Max elevation
944 ft
TrailRank 
44
Min elevation
920 ft
Trail type
Loop
Coordinates
121
Uploaded
October 22, 2021
Recorded
October 2021
Share

near Vilas Ruivas, Castelo Branco (Portugal)

Viewed 261 times, downloaded 5 times

Trail photos

Photo ofVila Velha de Ródão - PR1 VVR - Rota das Invasões (ITCEN024 - b) Photo ofVila Velha de Ródão - PR1 VVR - Rota das Invasões (ITCEN024 - b) Photo ofVila Velha de Ródão - PR1 VVR - Rota das Invasões (ITCEN024 - b)

Itinerary description

"A Beira Baixa é uma das entradas naturais de Portugal. Este facto determinou a construção de monumentos militares estrategicamente implantados, de modo a constituir uma barreira aos exércitos invasores. Na serra das Talhadas, na região de Vila Velha de Ródão, são conhecidas algumas fortificações do tipo bateria, destinadas a controlar as vias de comunicação com o recurso a artilharia, bem como um castelo utilizado com a mesma finalidade, construído no século XII.

Ainda que pouco visíveis, estas edificações foram construídas e utilizadas em três importantes momentos da história militar: a Guerra dos Sete Anos, a Guerra da Sucessão de Espanha e a 1º Invasão Francesa, entre os séculos XVlIll e XIX.

Terá a oportunidade de desfrutar da serra das Talhadas com vistas panorâmicas de cortar a respiração, vá lendo as notificações dos nossos pontos de interesse. Quando chegar ao Castelo do Rei Wamba, desfrute da paisagem criada pelo rio Tejo, pelas cristas quartzíticas e ainda pelos vestígios da exploração de ouro da época dos romanos no Conhal do Arneiro, marcada por uma acumulação de blocos arredondados de quartzito numa área de vários hectares, na margem esquerda do rio Tejo.

Do Castelo percorra a estrada de alcatrão e terá a oportunidade de desfrutar da serra das Talhadas com vistas panorâmicas de cortar a respiração, vá lendo as notificações dos nossos pontos de interesse e retorne até ao ponto inicial do percurso."

https://www.cm-vvrodao.pt/viver/cultura-e-lazer/percursos-pedestres/pr1-rota-das-invasoes.aspx

Waypoints

PictographWaypoint Altitude 957 ft
Photo of10.Pormenor da paisagem Photo of10.Pormenor da paisagem

10.Pormenor da paisagem

PictographBirding spot Altitude 951 ft
Photo of3.Miradouro das Portas de Ródão Photo of3.Miradouro das Portas de Ródão Photo of3.Miradouro das Portas de Ródão

3.Miradouro das Portas de Ródão

Miradouro das Portas de Ródão: monumento natural com imponentes escarpas e a maior colónia de grifos da Península Ibérica. Fauna e Flora https://www.cm-vvrodao.pt/descobrir/pontos-de-interesse/portas-de-rodao.aspx

PictographWaypoint Altitude 958 ft
Photo of9.Pormenor do pavimento Photo of9.Pormenor do pavimento

9.Pormenor do pavimento

PictographCar park Altitude 960 ft
Photo of1.Início e Fim do Percurso Photo of1.Início e Fim do Percurso

1.Início e Fim do Percurso

Parque de estacionamento não assinalado PMR Pavimento em pedra Capela de Nossa Senhora do Castelo: "Ermida constituída por uma planta em forma de T, devido à construção de duas sacristias, mantendo no interior um frontal de azulejos mudéjares." https://www.allaboutportugal.pt/pt/vila-velha-de-rodao/monumentos/capela-de-nossa-senhora-do-castelo-3

PictographCastle Altitude 962 ft
Photo of2.Castelo do rei Wamba Photo of2.Castelo do rei Wamba Photo of2.Castelo do rei Wamba

2.Castelo do rei Wamba

Castelo de Ródão ou Castelo do Rei Wamba: "O Castelo do Rei Wamba ergue-se numa escarpa sobranceira ao rio Tejo, sobre as Portas de Ródão, num local de beleza surpreendente e grande importância estratégica. Acredita-se que a sua origem remonte ao tempo da ocupação muçulmana e esteja relacionada com a doação do território da Açafa, por D. Sancho I, à Ordem do Templo, em 1199, embora se admita uma origem anterior e a tradição oral o associe ao Rei Wamba, rei visigodo. A torre atalaia remanescente terá sido erguida, nos séculos XII a XIII, por indicação dos Templários. A poucos metros encontra-se o templo de Nossa Senhora do Castelo. Enquanto construção para fins militares, deve ser considerado uma torre de vigia, embora mais complexa que o comum destas estruturas. Durante a Reconquista Cristã, teria como principais funções a vigilância da linha de fronteira do Tejo das incursões muçulmanas provenientes do sul. A partir dos tempos modernos, o Castelo viria a ser utilizado, em particular no século XVIII e XIX, como base de artilharia, tendo em vista impedir a passagem do Tejo e a entrada no Alentejo, de acordo com uma rota de invasão através da Beira Baixa, como sucedeu durante a Guerra dos Sete Anos e na 1.ª Invasão Francesa (1807). O castelo tal como hoje se apresenta é um monumento classificado e o produto de sucessivas reconstruções, as últimas das quais terão ocorrido no início do século XIX, por ordem do Marquês de Alorna. Devido ao seu mau estado de conservação, sofreu obras de recuperação em 2007, deixando-o com o aspeto que agora se apresenta." https://www.cm-vvrodao.pt/descobrir/pontos-de-interesse/castelo-de-rodao-ou-castelo-do-rei-wamba.aspx

PictographWaypoint Altitude 944 ft
Photo of4.Rampa de acesso à zona do Castelo

4.Rampa de acesso à zona do Castelo

Pavimento em terra batida e pedras soltas

PictographPicnic Altitude 931 ft
Photo of5.Equipamentos de piquenique

5.Equipamentos de piquenique

PictographWaypoint Altitude 921 ft
Photo of6.WC não adequada a PMR Photo of6.WC não adequada a PMR Photo of6.WC não adequada a PMR

6.WC não adequada a PMR

Photo of7.PR1 VVR - Rota das Invasões - Caminho de Romaria e Castelo de Ródão Photo of7.PR1 VVR - Rota das Invasões - Caminho de Romaria e Castelo de Ródão

7.PR1 VVR - Rota das Invasões - Caminho de Romaria e Castelo de Ródão

PR1 VVR

Photo of8.Placar informativo

8.Placar informativo

Comments

    You can or this trail