Redondo - Passadiços da Serra d' Ossa - Aldeia da Serra (ITALE010)

Photo ofRedondo - Passadiços da Serra d' Ossa - Aldeia da Serra (ITALE010) Photo ofRedondo - Passadiços da Serra d' Ossa - Aldeia da Serra (ITALE010) Photo ofRedondo - Passadiços da Serra d' Ossa - Aldeia da Serra (ITALE010)

May 20, 2022
May 2022

near Aldeia da Serra, Évora (Portugal)

"(...) a Serra d’Ossa foi objeto da plantação da maior mancha contínua de eucaliptos do país, mas mantém, em algumas zonas, a sua originária vegetação de montado, associada aos matos de esteva, urze, tojo e rosmaninho. Além disso, tem uma série de monumentos religiosos que lembram um dos seus aspetos mais marcantes: foi durante décadas lar para uma enorme comunidade de monges eremitas e é possível ainda encontrar grutas criadas por eles.
A serra é igualmente conhecida como uma espécie de pulmão, não apenas do Redondo, mas também de concelhos próximos, como Estremoz e Borba. É ainda zona nobre para algumas espécies de aves, algumas delas pouco comuns no país e que poderão ser avistadas, como a águia-calçada, o bufo real ou o mocho-de-orelhas.
(...) o caminho liga a povoação Aldeia da Serra D’Ossa à Ermida do Monte Virgem, sempre por dentro de um vale e junto a muros de pedras de xisto, onde eram muitas das hortas, permitindo ver toda a natureza, fauna, flora e história da região."

PictographCar park Altitude 0 ft

1.Início do Percurso

Estacionamento PMR

PictographReligious site Altitude 1,284 ft
Photo of2.Ermida de Nossa Senhora do Monte da Virgem Photo of2.Ermida de Nossa Senhora do Monte da Virgem Photo of2.Ermida de Nossa Senhora do Monte da Virgem

2.Ermida de Nossa Senhora do Monte da Virgem

Igreja Matriz de Aldeia da Serra ou Ermida de Nossa Senhora do Monte da Virgem WC nao adequado a PMR no cemitério

PictographRuins Altitude 1,375 ft

14.Fonte

Fonte

15.Aldeia da Serra

Photo of16.Fim do percurso no Centro BTT da Aldeia Photo of16.Fim do percurso no Centro BTT da Aldeia Photo of16.Fim do percurso no Centro BTT da Aldeia