CORREDOR LARGO E CORREDOR DO INFERNO

Photo ofCORREDOR LARGO E CORREDOR DO INFERNO Photo ofCORREDOR LARGO E CORREDOR DO INFERNO Photo ofCORREDOR LARGO E CORREDOR DO INFERNO

December 26, 2017
March 2016

near Penhas da Saúde, Castelo Branco (Portugal)

Corredor Largo e Corredor do Inferno

Nos últimos anos temos assistido a uma diminuição de nevões na Serra da Estrela, bem como diminuição do números de dias frios que ocorram de forma consecutiva, pelo que o aparecimento de boas condições para escalada em corredores nevados é cada vez menor. No entanto, quando ocorrem, a Serra permite a escala em gelo e em corredores nevados.
Descrevemos aqui um percurso clássico de montanhismo invernal/escalada em corredores nevados na Nossa Serra da Estrela.
A descida é feita pelo Corredor Largo e a subida pelo Corredor do inferno.
Deixamos o carro estacionado na zona alta do Parque de estacionamento das Pistas de Sky, atravessamos o terreno nevado em direção Norte. Ao chegar ao topo do corredor largo, viramos direção nordeste. Iniciamos a descida, que se torna mais inclinada adiante, cuja pendente pode chegar aos 50-55º, dependendo da quantidade de neve e do vento dos últimos dias. O canal é largo e não apresenta grandes ressaltos; para os praticantes menos experientes, poderá ser necessário o encordamento e utilização de pontos de auto-seguraça. Para os mais habituados neste tipo de terrenos, geralmente não são necessários a utilização de técnicas de auto-proteção. No fim do corredor a pendente diminui de inclinação e antes de atingir ao Covão Cimeiro, viramos à direita. adiante aparece-nos o Corredor do Inferno e na sua parede esq podemos observar as famosas cascatas de gelo, que dependendo das condições atmosférica, estão geralmente bem formadas. Tratam-se de uma das cascatas de gelo mais altas da Serra da estrela e para as escalar, aconselhamos ir por cima, efectuar uma reunião e escala-las de top. Entramos no Corredor do inferno, no inicio pouco inclinado, mas que irá apresentar varias dificuldades. Dependendo das condições atmosféricas, o corredor estará coberto de neve e/ou gelo. O canal apresenta 3 ou 4 ressaltos que poderão estar gelados ou com rocha exposta, pelo que será necessário autoproteção para os ultrapassar.
Ao chegar ao final, o corredor divide-se por 2 caminhos, sendo o da esquerda (adotado por nós) mais difícil e empinado.
O corredor do inferno termina perto da estrada e poderemos usá-la para chegar as viaturas. Nesta atividade, continuamos pelo terreno nevado até ao parque de estacionamento.