Zinga - Brava - Zinga

56 minutes
January 16, 2022
January 2022

near Cachoeira do Bom Jesus, Santa Catarina (Brazil)

Trilha do morro das Feiticeiras vai do zinga até a Brava pelo meio da mata. Esse trecho também faz parte do “Caminho da Mata Atlântica” e do “Caminho de S. Tiago de Compostela Brasileiro “. A trilha foi arrumada a uns 5 anos e desde lá tem sido muito andada pelos ilhéus e turistas.

Repare que normalmente a trilha está bem limpa pois apesar de alguns sujarem a trilha com papel, bala, lata, garrafas, muitos tem o bom hábito de ingressar na trilha com uma sacola para recolher o lixo deixado pelos outros.

Tenho caminhado essa trilha muitas vezes ao longo do ano. Ultimamente os regatos de água que cruzam a trilha tem estado muito secos. Mesmo tendo lama em alguns trechos no começo dos zinga, ou na descida para a Brava, tenho percebido que tem pouquíssima água na trilha.

Se for fazer a trilha pela manhã não tem mosquitos e aproveite para sentir e observar a natureza. Depois das 5pm no verão começam a aparecer mosquitos, então leve repelente a tarde.

Todo o caminho é coberto pela mata e não espere ter nenhuma vista exceto ao iniciar, a belíssima praia dos Zinga e ao terminar na praia Brava.

Alguns registros faço na descrição das fotos. O que mais vale aqui é caminhar na mata com sossego e longe do barulho.

Se for fazer a trilha a noite leve lanterna de cabeça e observe os muitos olhos de aranhas a espreita-lo.

Cuidado com esse capim ele corta muito

Caminho subidas leves

Interseção

Vindo dos Zinga. Esquerda vai para o “Caminho do Rei” direita desce para a Brava.

PictographFlora Altitude 259 ft

Hoje já tem muito palmito na mata. Os tucanos espalham as sementes.

PictographBridge Altitude 203 ft

PictographBridge Altitude 190 ft

PictographFlora Altitude 190 ft

Planta originária do Mexico. Utilizada para fazer cordas e tapeçaria. É considerada uma espécie invasora.

PictographBridge Altitude 62 ft

Chegada na praia Brava

Placas de sinalização.

Só tem essas ainda. As outras alguns vândalos destruiram.

PictographBridge Altitude 62 ft

Estruturas na trilha

Escadaria de eucalipto, pedra e barro. E Ponte sobre o banhado que secou

Análise do lixo encontrado no dia. - 1 garrafa pet de água ( descuido do caminhante) - 1 lata de coca cola. (Pessoa sem compromisso com a natureza) - papeis diversos ( mato não é lixão) - sacolas plásticos ( deixar solto o vento leva. Por isso nos parques chilenos não se pode ingressar com sacolas) - papeis de bala (jogo fora pois ninguém vai ver) - pedaço de sola de tenis (isso acontece). - lenço de papel e papel higiênico (vai ser porco em outro lugar). Se encontrar enterre.

PictographBeach Altitude 13 ft

Praia do Zinga

Retorno ao zinga

• Photo of mmoecke
    mmoecke Jan 5, 2023

No mes de janeiro de 2023 a trilha está quase intransitável. Não recomendo fazer a trilha até que algo seja feito para drenar a lama em muitos trechos.